O Hospital Bom Samaritano de Maringá, no norte do Paraná, foi notificado pela Vigilância Sanitária da cidade por realizar uma cirurgia estética neste sábado (27).

ERRAMOS: Primeiramente, o RIC Mais informou que o Decreto Estadual 6.983/2021 havia suspendido por 30 dias as cirurgias eletivas a partir da zero deste sábado (27). No entanto, é a Resolução da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (Sesa) nº 222/2021 que regulamenta a medida. Veja o trecho do documento que fala sobre a data de validade:

“Esta Resolução terá vigência de 30 (trinta) dias a partir do dia 1° de
março de 2021, podendo a suspensão determinada ser estendida ou reduzida de acordo com a situação epidemiológica e a taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermaria do estado do Paraná”.

De acordo com a Prefeitura de Maringá, a notificação foi dada porque “O artigo 1º do Decreto 6.983 diz que da zero hora de hoje, até às 5 horas do dia 8 de março de 2021, deverá ser suspenso ‘o funcionamento de serviços e atividades não essenciais em todo território, como medida de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia da covid-19”.

Proibição de cirurgias eletivas

A proibição de cirurgias eletivas ocorre para que o estado possa assegurar estoque de medicamento anestésico e reduzir a demanda por leitos hospitalares, enquanto o Paraná enfrenta seu pior momento desde o início da pandemia do novo coronavírus. 

A medida faz parte de série de restrições tomadas na tentativa de conter o avanço de casos da covid-19 no Paraná e evitar o colapso da saúde pública, que segundo o próprio governo, está na iminência. 

Entre as ações estão também:

  • a proibição de circulação em espaços e vias públicas, das 20h às 05h;
  • a proibição de comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 20h às 05h;
  • a suspensão da volta as aulas presenciais;
  • a suspensão de serviços e atividades consideradas não essenciais.

O que diz o hospital

Em nota, o Hospital Bom Samaritano de Maringá pontuou que a proibição de cirurgias eletivas está regulamentada pela resolução da Sesa e começa valer a partir da segunda-feira (1º) “e, portanto, até essa data, não há qualquer disposição da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná que proíba a realização de procedimentos médicos, seja eletivo ou não”.

O hospital ainda reiterou sua preocupação com a população paranaense durante a pandemia do novo coronavírus. “O Hospital Bom Samaritano reitera seu integral respeito à legislação e à população de toda a região, e ressalta o esforço de toda a sua equipe médica e administrativa no cenário atual, tendo adotado ações que vão desde programas de esclarecimento e atendimento ao público até doação de alimentos para populações atingidas pelos impactos da pandemia; nesse caso, em particular, junto com o grupo empresarial do qual faz parte foi o maior doador de alimentos em todo o estado do Paraná, levando em consideração as cidades onde atua”, diz parte da nota.

27 fev 2021, às 15h27. Atualizado às 20h37.
Mostrar próximo post
Carregando