O terceiro paciente testado e confirmado para a covid-19 (a doença provocada pelo novo coronavírus) de Paranavaí, no Noroeste do Paraná, foi preso nesta sexta-feira (3). Segundo a nota, divulgada pela prefeitura da cidade, o homem descumpriu o isolamento social e por isso acabou encaminhado à delegacia da cidade. Ele teve que ficar do lado de fora do prédio, para evitar que outras pessoas se contaminassem.
O diagnóstico da doença foi confirmado depois que, no dia 26 de março, o homem procurou atendimento médico por estar com sintomas. Ele passou pelo exame e assinou um Termo de Declaração de Isolamento Social, assumindo a responsabilidade de cumprir as medidas determinadas pelo médico, até o dia 8 de abril.
Nesta sexta-feira ele foi flagrado saindo de casa. Conforme a prefeitura, o homem, que tem 60 anos, foi indiciado por crime contra a Saúde Pública, promovendo a propagação de doença contagiosa (Art. 286 do Código Penal). Ele assinou um Termo Circunstanciado e foi liberado para ir para a casa.
Além do Termo Circunstanciado, o promotor do Ministério Público Estadual em Paranavaí fez uma notificação para que ele apresente uma justificativa, em 24 horas, explicando porque saiu de casa, descumprindo o isolamento social. Se a justificativa não for considerada plausível, o idoso pode sofrer uma Ação Civil Pública por descumprimento de Medida Sanitária e fica sujeito a multa.

4 abr 2020, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando