O Hospital Infantil esclareceu, em nota enviada à imprensa na manhã desta quinta-feira (15), que a equipe médica de plantonistas da cirurgia geral pediátrica comunicou a suspensão da escala de atendimento de urgência da especialidade no Pronto Socorro a partir de segunda-feira (19) em Londrina, no norte do Paraná.

“A suspensão é específica dessa especialidade. As demais especialidades cirúrgicas infantis do Hospital (como a cirurgia cardíaca, ortopedia, neurocirurgia, etc)  continuarão atendendo normalmente tanto na urgência quanto nos casos eletivos”, esclareceu.

A diretoria afirma que houve uma tentativa para reverter a situação, diretamente, com o grupo de plantonistas, porém sem sucesso.

Neste mês, o Infantil já foi notificado por duas vezes pela Secretaria Municipal de Saúde por conta da ausência de médico pediatra nos plantões de Alta Complexidade da Rede de Urgência e Emergência de Londrina e região.

“Considerando que os comunicados de ausência do pediatra tem sido cada vez mais frequente, dificultando o processo de encaminhamento de crianças que necessitam de atendimento em alta complexidade, e consequentemente sobrecarregando outro prestador e de casos que ficam no Pronto Atendimento Infantil. Solicitamos providências junto ao prestador Hospital Infantil, para que regularizem as escalas de plantão de referência de pediatria de alta complexidade”, notifica o Município.

Procurado pela reportagem, a Prefeitura de Londrina explicou que a instituição privada de caráter filantrópico tem contrato com o SUS (Sistema Único de Saúde) e recebe verbas do Governo Federal para os atendimentos. “A Secretaria Municipal de Saúde vai cobrar a direção do Hospital o cumprimento do contrato com o Sistema Único de Saúde, sob pena da instituição responder a processo de penalidade em caso de não cumprimento”, declarou.

15 set 2022, às 12h04. Atualizado às 13h28.
Mostrar próximo post
Carregando