Maringá confirma 3º caso de varíola dos macacos

por Valéria Silva
com supervisão de Renan Vallim
Publicado em 21 set 2022, às 09h43. Atualizado às 09h44.

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou o terceiro caso de monkeypox (varíola dos macacos) na cidade. O diagnóstico foi confirmado após exames laboratoriais divulgados nesta terça-feira (20). O boletim semanal da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) mais recente ainda não contabilizou este novo caso. Um novo boletim deve ser divulgado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (21).

O paciente diagnosticado com a doença é um homem, com idade entre 40 e 50 anos, que foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Ele está estável, em isolamento domiciliar, e sendo monitorado pela equipe de Saúde. Pessoas que tiveram contato direto com o paciente também estão sendo acompanhadas.

O último boletim oficial da doença no Estado foi divulgado pela SESA no último dia 14. O documento trazia apenas dois casos confirmados na cidade. Um novo boletim, atualizado, deve ser divulgado nesta quarta-feira (21).

Monkeypox em Maringá

O primeiro caso de Maringá foi registrado no início do mês de agosto, em um hospital privado da cidade, e o segundo foi confirmado no início deste mês, em uma unidade da rede municipal de saúde. Até o momento, Maringá já descartou 11 casos suspeitos da doença. Quatro casos suspeitos seguem em investigação, aguardando resultado dos exames laboratoriais.  

A monkeypox é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por contato com lesões de pele de pessoas infectadas e por meio de gotículas respiratórias. Os sintomas envolvem lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares, calafrios e fadiga.

A Secretaria de Saúde de Maringá segue capacitando os profissionais da rede municipal de saúde para a detecção e diagnóstico precoce da doença.

Mostrar próximo post
Carregando