Desde esta quarta (5), a declaração de comorbidades está disponível para os médicos no portal do Conselho Regional de Medicina (CRM-PR) para vacinação de pacientes com idades acima de 18 anos da rede privada. Em Curitiba, este será o único documento válido para imunização destes pacientes. A vacinação deste grupo contra a Covid-19 também começou nesta quarta (5).

Os médicos da rede privada deverão preencher o documento no Portal de Serviços do Conselho, o acesso é feito através de login e senha do portal. No mesmo site, também está a lista das 22 doenças e condições elencadas pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação para essa etapa da imunização.

“A parceria com o CRM-PR é fundamental para Curitiba avançar nessa etapa da vacinação”,

afirma Márcia Huçulak, secretária municipal de Saúde.

Sujeito à responsabilização pelo Código de Ética Médica e Código Penal, o médico deverá atestar a veracidade e autenticidade das informações contidas no termo e declarar que o paciente está sob sua responsabilidade. Para vacinação, o paciente deverá imprimir a declaração e levar na hora da vacinação, além de um documento com foto e comprovante de endereço.

Para pacientes com comorbidades, acima de 18 anos, com acompanhamento médico por profissionais do SUS, da rede municipal de saúde, não é necessária a declaração médica para receber a vacina contra a covid-19. 

Em ambos os casos, pacientes da rede pública e privada, a vacinação acontecerá por ordem de idade, do mais velho para o mais novo. Os cronogramas serão organizados conforme a quantidade de doses de vacinas disponíveis no momento.

6 maio 2021, às 17h18.
Mostrar próximo post
Carregando