Mutirão de combate à dengue acontece em municípios do Paraná

por Mariana Gomes
com supervisão de Brayan Valêncio
Publicado em 23 abr 2024, às 02h30.

No último fim de semana, dias 20 e 21 de abril, ocorreram mutirões de combate à dengue em diversos municípios do Paraná. Com participação de equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), as ações focaram nas regiões Sudoeste, Centro-Sul e Noroeste do estado.

Por meio das Regionais de Saúde de Francisco Beltrão (8ª RS), Maringá (15ª RS) e Guarapuava (5ª RS), a SESA realizou visita aos domicílios para ajudar na eliminação dos focos do mosquito. Além disso, materiais informativos sobre o Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, foram distribuídos nas casas. 

Ações do mutirão de combate à dengue nos municípios

Na Regional de Maringá, o mutirão de combate à dengue aconteceu no próprio município-sede. Ao todo, 208 depósitos foram eliminados em 392 casas distribuídas em mais de dez quarteirões. Em três delas, a equipe da Secretaria de Saúde encontrou larvas do mosquito. De acordo com o último boletim de dengue, Maringá é a 4° cidade com mais casos confirmados do Paraná, registrando 10.549 positivados, ao todo.

Já o município de Francisco Beltrão está em 5° no ranking, com 6.613 casos confirmados. Por conta disso, 90 pessoas participaram do mutirão no bairro Pinheirão e da atividade de sensibilização na Praça Central no último sábado (20). Com o movimento “Unidos contra a Dengue”, os gestores buscaram atuar na conscientização da população, verificação e remoção de criadouros de mosquito da dengue na região.

Por fim, a Regional de Guarapuava levou equipes do mutirão de combate à dengue para os municípios de Rio Bonito, Virmond, Porto Barreiro e Palmital para trabalho de campo. A princípio, toneladas de lixo foram retiradas, e diversos locais com água parada e recipientes propícios para criadouros foram localizados. Além disso, aconteceram 400 palestras sobre o tema em escolas municipais e hospitais durante toda a semana.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mostrar próximo post
Carregando