por Redação RIC.com.br
em parceria com Thamany Oliveira

Aglomeração de pessoas é uma das principais formas de propagação do novo coronavírus. Isso porque nesses casos fica difícil manter uma distância mínima entre os indivíduos. 

Mas, afinal, o que é estar aglomerado? A partir de quantas pessoas é considerado? Como, durante o isolamento social, pode-se denunciar?

Confira todas as informações que você precisa saber para entender e se prevenir da proliferação do Covid-19!

O que significa aglomeração?

De acordo com as definições do dicionário da Oxford Languages, aglomeração é o ato ou o efeito de juntar (-se), misturar (-se) ou aglomerar (-se).

Ou seja, quando uma grande quantidade de coisas ou pessoas se agrupa, formando um aglomerado ou uma multidão.

Já o termo “aglomerações urbanas” tem conceito diferente, trata-se de um agrupamento de municípios localizados a margem (limite) de uma região ou cidade.

O que é considerado aglomeração na pandemia do novo coronavírus?

Milhões de pessoas foram contaminadas pelo Covid-19, vírus que se alastrou mundo a fora, impedindo que as pessoas tivessem um dia a dia comum.

Milhares de mortes aconteceram em decorrência desse novo coronavírus, por isso, muitos fatores foram determinados para que houvesse uma melhor prevenção contra o risco de contaminação.

Um desses foi uso de máscaras, constante higiene das mãos e o isolamento social, a fim de evitar a aglomerações de pessoas. Mas por que a aglomeração é tão prejudicial nesta situação?

O processo de transmissão do vírus ocorre quando gotículas emitidas por espirros ou tosse atingem outra pessoa diretamente ou caem em superfícies que podem ser tocadas por quem ainda não está doente.

Com base nisso, entenda que é preciso manter uma distância de três ou quatro metros entre quem tosse ou espirra e os demais presentes.

É importante ressaltar que ambientes abertos também são perigosos por causa do vento, que pode levar as gotículas para longe. 

Quantas pessoas representam um aglomerado?

Esse fator depende muito da região, em alguns lugares 10 pessoas reunidas já pode ser considerado um aglomerado, em outros 15 pessoas e por aí varia, de acordo com a situação do vírus no local.

Como denunciar aglomeração durante a pandemia?

De acordo com a Agência de Notícias do Paraná, a Polícia Militar atualizou o aplicativo 190 PR para disponibilizar um serviço específico aos cidadãos que desejassem denunciar aglomerados de pessoas.

Assim, a linha telefônica 190 fica livre para emergências e casos mais graves como risco de morte e, ao mesmo tempo, agiliza o atendimento à população quanto aos descumprimentos do isolamento social.

Para acessar o aplicativo, basta baixá-lo no seu celular, pelo link para Android ou para IOS. Em seguida, siga o passo a passo para denunciar aglomerações:

  • Realize o cadastro na Central de Segurança;
  • Clique no botão COVID-19, depois em fazer uma denúncia e preencher dados solicitados;
  • O cidadão também pode incluir fotos e vídeos, está feito! Agora será analisado pela PM para agir de acordo com a gravidade da situação.

Além disso, o aplicativo permite que o cidadão peça ajuda, estando infectado ou não pelo vírus, recebendo orientações e informações para prevenção do contágio ou para obter assistência.

16 mar 2020, às 00h00. Atualizado em: 24 set 2020 às 20h57.
Mostrar próximo post
Carregando