Quase duas semanas depois da confirmação de um surto de Covid entre funcionárias da Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, o presídio detectou agora surto da doença em 22 presas da unidade. Elas foram testadas e confirmadas positivo para Covid na última sexta-feira (28).

Conforme o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR), destas 22 positivadas, seis foram transferidas para o Complexo Médico Penal, em Pinhais, unidade destinada ao atendimento de presos com Covid-19. Outras quatro precisaram ser encaminhadas para atendimento hospitalar e estão internadas, sendo uma em estado grave.

As demais presas positivadas estão assintomáticas ou apresentam apenas sintomas leves da doença, por isso seguem isoladas na própria unidade penal onde são acompanhadas por uma equipe de saúde do Depen e também pela Secretaria Municipal de Saúde.

Servidores infectados

Diante dos primeiros casos registrados, ainda entre os servidores, no dia 19 de maio, a direção determinou a interrupção das movimentações internas de presas para canteiros de trabalho, ensino, entre outros. Estão mantidos apenas os serviços considerados essenciais.

Outra medida foi o reforço dos protocolos de higiene em toda a unidade prisional. Também estão sendo realizados testes em todas as presas custodiadas na Penitenciária Feminina.

Entre os servidores foram registrados um total de 16 casos, todos passam bem.

Vacinômetro

Há algumas semanas, servidores da segurança pública e salvamento – o que inclui os agentes penitenciários – começaram a ser vacinados contra a Covid-19. A imunização deste público, estimado em 169.057 pessoas no Paraná, está ocorrendo de forma escalonada.

Conforme o vacinômetro, da Secretaria Estadual de Saúde, até esta segunda-feira (31), já tinham sido vacinados, com primeira dose, 11.371 profissionais (ou 6,7% do público total). Já completaram a imunização, com a segunda dose, 5.899 agentes de segurança e salvamento (3,4% do público total).

31 maio 2021, às 17h25.
Mostrar próximo post
Carregando