Sindicato de Curitiba retira do ar a campanha de conscientização "Não seja jaguara"
O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp) retirou do ar a campanha “Não seja jaguara”, criada com objetivo de conscientizar a população sobre a importância do indivíduo pensar no coletivo, principalmente, durante a pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a entidade representativa, a decisão de finalizar a campanha ocorreu porque o uso da palavra ‘jaguara’ foi criticado de forma distorcida e usada como “instrumento político“.
Veja o posicionamento do Setransp na íntegra:
“O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp) retirou do ar a campanha “Não seja jaguara”. O objetivo da iniciativa era usar um termo genuinamente paranaense – jaguara -, que na linguagem coloquial não tem o significado cru do dicionário, para chamar a atenção daqueles que, em benefício próprio, prejudicam a coletividade.
A palavra era usada não para ofender, mas para chamar a atenção daqueles que desrespeitam o horário determinado de funcionamento do comércio, que não cumprem a determinação de dar preferência no embarque aos profissionais de saúde, que furam a catraca.
Infelizmente, no mundo das fake news em que vivemos, tudo é distorcido e, em ano eleitoral, pior ainda. Candidatos estão usando a campanha das empresas de ônibus como instrumento político. Nada há de verdade no que dizem a respeito da campanha, mas as empresas não querem ver sua iniciativa ser usada em disputas eleitorais das quais não fazem parte.
O Setransp informa que vai continuar lutando para sempre melhorar o serviço de transporte coletivo em benefício de seus passageiros, e pede desculpas se alguém se sentiu ofendido com a campanha.”