Gisela Gaytán: quem era a candidata a prefeita morta a tiros

Publicado em 4 abr 2024, às 08h00.
POST 2 DE 2

Gisela Gaytán, candidata à prefeita de Celaya, cidade no México, foi assassinada a tiros na última segunda-feira (1º) enquanto fazia campanha em uma comunidade. 

A candidata havia acabado de apresentar o plano estratégico de segurança em um comício. Gisela Gaytán tinha oito anos no partido Morena e se tornou a primeira mulher a ser candidata pela sigla. 

Advogada de formação, a candidata participou da defesa do Partido Revolucionário Institucional (PRI), antes de ingressar no partido fundado por Andrés Manuel López Obrador em 2018.

Em sua última publicação nas redes sociais, a candidata agradeceu aos comerciantes do mercado de Morelos: “Juntos, com determinação e comprometimento, conseguiremos tornar realidade a mudança que tanto almejamos”.

Gisela Gaytán: o que se sabe sobre o assassinato até agora

Conforme as autoridades, homens armados chegaram ao local atirando e a mulher morreu na hora. A procuradoria-geral de Guanajuato disse que está investigando o assassinato. Até o momento, ninguém foi preso.

A motivação do crime ainda não está clara para a polícia mexicana. No entanto, a principal suspeita é que o crime tenha ligação com a disputa de facções no território.

México está envolvido numa dura crise de segurança. Dezenas de políticos e candidatos foram mortos antes das eleições de meio de mandato, em 2021. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mostrar próximo post
Carregando