Valtteri Bottas conquistou sua segunda vitória em Sprint Races neste ano. Das três mini corridas de 2021, o finlandês só não levou a melhor em Silverstone, onde Max Verstappen triunfou. Justamente por isso, o piloto da Mercedes, que também cruzou a linha de chegada em primeiro em Monza, na Itália, saiu bastante satisfeito de Interlagos neste sábado.
Bottas apostou nos pneus macios para a Sprint Race. Max Verstappen, por sua vez, preferiu largar com compostos médios, temendo que eles o deixassem na mão na reta final da corrida. Fato é que o piloto da Mercedes conseguiu controlar bem o desgaste de seus pneus e segurar o ímpeto do holandês da Red Bull para cruzar a linha de chegada em primeiro.
“Foi uma boa corrida. Tudo ocorreu como planejamos. Optamos por começar a corrida com pneus macios, porque a melhor chance que teríamos de tomar a primeira colocação seria no começo da corrida”, explicou Bottas.
Largando em segundo lugar, o finlandês aproveitou a falha no carro de Verstappen logo na largada para assumir a liderança da corrida antes da primeira curva. À frente desde o “s” do Senna, coube ao piloto da Mercedes pisar fundo para abrir vantagem suficiente para não ser mais ultrapassado.
Agora, Bottas terá a enorme responsabilidade de manter a toada neste domingo, no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, para que seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, possa seguir vivo na briga pelo título mundial.
Hamilton largará na décima colocação devido à punição pela troca de motor. Já Verstappen começará a corrida logo atrás de Bottas, em segundo lugar. Independentemente do resultado, uma coisa é certa: Interlagos será palco de uma corrida eletrizante nesta reta final de temporada.