F1: Hamilton 90 vezes! Piloto inglês marca mais uma pole e aumenta os recordes na Fórmula 1
Neste sábado (18), não houve novidades no circuito de Hungaroring. Praticamente a casa de Lewis Hamilton pela competitividade, o piloto fez mais uma pole, chegando ao número de 90 na carreira. O atual vencedor do circuito e dono de sete vitórias no país, teve um ótimo desempenho do começo ao fim das sessões. Além disso, a Mercedes marcou mais uma dobradinha no classificatório e tem os dois carros na primeira fila. Os destaques ficaram para a Ferrari que melhorou seu desempenho em relação às duas primeiras provas, além da Racing Point, que largará entre o top 5 com Lance Stroll em terceiro e Sergio Perez em quarto. Confira como foram as três partes do treino de classificação para a corrida na Hungria.
Q1
Com a possibilidade de chuva no circuito de Hungaroring, os pilotos saíram dos boxes o quanto antes para aproveitar o tempo seco e poder fazer os melhores tempos sem correr o risco de perder segundos com a pista molhada.
Sendo assim, a pista ficou cheia desde os primeiros minutos do Q1. Lewis Hamilton de imediato marcou o melhor tempo, mas ao longo da sessão, acabou sendo superado pelo mesmo motor, mas por carros de cor diferente. A rosa Racing Point fez os melhores tempos com Sergio Perez que ficou em primeiro e Lance Stroll em segundo. Fechando o quarto lugar, ficou Carlos Sainz, seguido por Lando Norris em quinto.
O destaque da primeira parte de classificação ficou para George Russell, piloto do Williams. O inglês colocou o terceiro melhor tempo no primeiro momento e depois acabou sendo superado, mas mesmo assim avançou para o Q2 com o 9° lugar. Nicholas Latifi, também da Williams avançou para o Q2, colocando os dois carros da equipe Williams na segunda parte da classificação, algo que não acontecia desde o grande prêmio da Itália em 2018.
Magnussen, Kvyat, Grosjean, Giovinazzi e Raikkonen fizeram os piores tempos e não avançaram para o Q2.
Q2
Nas primeiras voltas da segunda sessão de treinos, Hamilton fez o melhor tempo do circuito com 1m14s261, seguido por Bottas com +0.269 atrás. Leclerc e Albon não fizeram bons tempos nas primeiras tentativas.
Contudo a situação mudou mas para apenas um desses pilotos. Quando todos os carros foram para a pista melhorar os tempos. Leclerc acabou colocando a Ferrari no quarto lugar na segunda parte do classificatório. Enquanto Albon não melhorou o tempo e acabou eliminado, não avançando para o Q3. Além dele, Ricciardo, Russel, Ocon e Latifi foram desclassificados para a parte final da sessão de classificação.
Lewis Hamilton manteve o melhor tempo, seguido por Valtteri Bottas em segundo e Verstappen em terceiro. Fechando o top 5 do Q2 ficou o Lando Norris com a McLaren.
Q3
Avançaram para o Q3, as duas Mercedes, as duas Ferrari, as duas McLaren, um carro da Red Bull e uma Alpha Tauri.
Na disputa entre os dez pilotos, sem novidades na frente. Lewis Hamilton fez o melhor tempo da terceira parte da classificação com 1m13s447. Bottas ficou em segundo, Stroll em terceiro e Perez em quarto, marcando a dobradinha da Mercedes na primeira fila e os dois carros da Racing Point na segunda fila. Ou seja, quatro carros com motor Mercedes nas primeiras posições na largada de domingo. A Ferrari ficou com a terceira fila, com Vettel sendo o quinto e Leclerc ficando em sexto.
Segue a classificação do Q3
Confira o grid completo para amanhã:
1 – Lewis Hamilton (Mercedes)
2 – Valtteri Bottas (Mercedes)
3 – Lance Stroll (Racing Point)
4 – Sergio Perez (Racing Point)
5 – Sebastian Vettel (Ferrari)
6 – Charles Leclerc (Ferrari)
7 – Max Verstappen (Red Bull)
8 – Lando Norris (McLaren)
9 – Carlos Sainz (McLaren)
10 – Pierre Gasly (Alpha Tauri)
11 – Daniel Ricciardo (Renault),
12 – George Russell (Williams)
13 – Alex Albon (Red Bull)
14 – Esteban Ocon (Renault)
15 – Nicholas Latifi (Williams)
16 – Kevin Magnussen (Haas)
17 – Daniil Kvyat (Alpha Tauri)
18 – Romain Grosjean (Haas)
19 – Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo)
20 – Kimi Raikkonen (Alfa Romeo)
A largada do GP da Hungria acontece amanhã, no circuito de Hungaroring, às 10h10 da manhã, horário de Brasília.