F1: Lewis Hamilton vence GP da Hungria e assume a liderança do campeonato de Fórmula 1
Ele vence e vence! Lewis Hamilton conquistou mais uma vitória na manhã deste domingo (19). Essa foi a 86° vitória na carreira e segunda na temporada, chegando agora na liderança do campeonato. Sendo essa a oitava vitória do piloto número 44 na Hungria, o maior vencedor do circuito de Hungaroring. Além dele, Verstappen e Bottas completaram o pódio da terceira corrida do ano. Enquanto isso, a Ferrari melhora o desempenho na pista, mas acaba cometendo erros de estratégia. Veja:
Grid de largada
Largada
Antes do GP da Hungria começar, Max Verstappen acabou batendo na volta de apresentação. Os mecânicos da Red Bull tiveram que arrumar o carro às pressas para colocar o Holandês de volta para na corrida. Toda a situação acabou sendo um sucesso. O carro ficou bom e o Verstappen largou bem, saindo de sétimo para segundo já na segunda volta. Hamilton seguiu em primeiro na largada, enquanto o Bottas não saltou bem e perdeu posições no começo da corrida. Vettel e Leclerc acabaram subindo uma posição cada um, assim como Stroll.
Corrida
Com a pista molhada por conta da chuva, quase todos pilotos largaram com pneus intermediários, exceto Grosjean e Magnussen da equipe Haas. Ambos largaram dos boxes porque deram preferência por largar com pneus médios, visando que a pista estava secando. A estratégia foi correta. Não demorou muito para todas as equipes perceberem o êxito e mandar seus pilotos aos boxes para colocar pneus para pista mais seca.
Grande parte do grid optaram por colocar pneus médios nos carros, exceto a Ferrari de Charles Leclerc. Com uma estratégia diferente, não demorou muito para ver que o piloto monegasco estava tendo um desempenho bem abaixo dos adversários. Por colocar o macio em uma pista úmida, o desempenho do carro não foi bom. Leclerc foi defendendo a posição, mas viu vários carros fazer ultrapassagens em cima dele. A escuderia italiana viu o erro que cometeu e Leclerc foi para mais uma parada, ficando mais longe do pelotão da frente.
Hamilton
Durante toda a prova ficou no ar a expectativa de chuva, porém ela não veio. Sendo assim os compostos de pneus ficaram entre os macios, médios e duros. Lewis Hamilton fez três paradas e liderou de ponta a ponta, conquistando a 86° vitória na carreira, além de fazer a volta mais rápida da prova, conquistando mais um ponto na classificação.
Voltas finais
A briga pela segunda posição foi o que chamou a atenção da prova. Verstappen x Bottas. Na pista, a disputa aconteceu só na última volta. Verstappen fez ótima largada e de sétimo foi para segundo, já Bottas teve que se recuperar, pois não largou bem. O finlandês teve que ganhar quatro posições para chegar em terceiro e brigar com Verstappen. As estratégias da Mercedes ajudaram Bottas a chegar na última volta com a chance de brigar com o piloto da Red Bull pelo segundo lugar. Contudo, Max Verstappen segurou bem e terminou no segundo lugar mais alto do pódio.
Destaques:
Alex Albon: o piloto da Red Bull largou na décima terceira posição e conseguiu fazer uma ótima prova terminando com um quinto lugar.
Sebastian Vettel: é um costume ver a Ferrari na frente, mas nessa temporada o carro vermelho não vem correspondendo. Entretanto essa foi a melhor prova de Sebastian Vettel em questão da posição na tabela. O alemão terminou em sexto e já conseguiu mostrar uma melhora no carro da Ferrari.
Max Verstappen e equipe: o piloto cometeu um erro grotesco ao bater na volta de apresentação. Contudo pode-se destacar o ótimo trabalho da equipe em consertar o carro e colocar o holandês para disputar na frente e ficar entre as duas Mercedes. Inclusive este foi o melhor resultado da Red Bull na temporada até aqui
Classificação da corrida
Classificação no campeonato
1 – Lewis Hamilton (Mercedes) = 63 pontos
2 – Valtteri Bottas (Mercedes) = 58 pontos
3 – Max Verstappen (Red Bull) = 33 pontos
4 – Lando Norris (McLaren) = 26 pontos
5 – Alex Albon (Red Bull) = 22 pontos
6 – Sergio Pérez (Racing Point) = 22 pontos
7 – Charles Leclerc (Ferrari) = 18 pontos
8 – Lance Stroll (Racing Point) = 18 pontos
9 – Carlos Sainz Jr. (McLaren) = 14 pontos
10 – Sebastian Vettel (Ferrari) = 9 pontos
Próxima Corrida
A Fórmula 1 volta no dia 02 de agosto, daqui duas semanas, no histórico circuito de Silverstone, na Grã-Bretanha. Serão duas corridas seguidas em uma pista que vai marcar o aniversário de 70 anos da Fórmula 1.