Monza confirma GP da Itália de Fórmula 1 neste ano
A conta do twitter do autódromo de Monza anunciou nesta quinta-feria (07) que o Grande Prêmio da Itália acontecerá em setembro deste ano, mantendo a data prevista no calendário original da Fórmula 1 2020. Além da confirmação da corrida, a organização informou que o GP será com os portões abertos ao grande público e que os ingressos já estão a venda e podem ser comprados no site oficial do autódromo.
A Itália surpreendeu com a informação de portões abertos, pois foi um dos países mais afetados pelo coronavírus, com altos números de infectados e mortes. Contudo, aos poucos, os italianos estão saindo de seu período de confinamento e retomando as atividades normais.
Além disso, outros países europeus estão começando a relaxar as regras de isolamento social. Exemplo disso é que, também na quinta-feira, o Campeonato Alemão de Futebol anunciou o retorno da temporada 2019/20 para o próximo dia 16, mas com os portões fechados.
GP da Itália na contramão
Até o momento, o circuito de Monza foi o único a se manifestar sobre realizar uma prova com portões abertos. Outros circuitos da F1, como Barcelona e Hungaroring, já informaram que estão dispostos a receber corridas sem público.
Devido à falta de informação de como o covid-19 se comporta, muitos países europeus proibiram a realização de grandes eventos até o mês de setembro. Sendo assim, fica o questionamento se é viável a realização de uma corrida dessa magnitude com portões abertos. Lembrando que por mais que a organização do GP não venda todos os ingressos disponíveis e também obedeça as restrições de segurança, um evento deste porte pode ser perigoso pro conta de aglomerações.
Até o momento a Fórmula 1 não confirmou quando será dada a largada para a temporada. O planejamento é para começar no dia 05 de julho sem presença de público, no Red Bull Ring, no GP da Áustria.