"Uma decisão tomada em conjunto" Ferrari anuncia saída de Vettel ao final de 2020
Após um dia de rumores sobre a saída de Sebastian Vettel da Ferrari, nesta terça-feira (12) houve um anúncio oficial por parte da equipe. A Scuderia Italiana afirmou que as negociações sobre a renovação do contrato do tetracampeão de Fórmula 1 não tiveram sucesso.
O atual contrato de Vettel, de três anos de duração, termina no final deste ano, porém após meses conversando sobre uma renovação, sem chegar a um acordo, as partes tomaram a decisão de terminar este “casamento”.
Decisão tomada em conjunto
“Essa foi uma decisão tomada em conjunto por nós e Sebastian, uma decisão que ambas as partes sentem ser a melhor”, disse o chefe da Ferrari Mattia Binotto. “Não foi uma decisão fácil, devido ao valor que Sebastian tem, como piloto e como pessoa. Não houve uma razão específica que levou a isso, além da crença comum de que era o momento de seguirmos outros caminhos para atingirmos nossos respectivos objetivos”.
“A equipe e eu percebemos que não há mais um desejo comum de permanecer juntos até o final desta temporada” disse Sebastian Vettel. “Questões financeiras não tiveram parte nesta decisão conjunta. Não é assim que penso quando se trata de fazer certas escolhas e nunca será.”
Faltou um título com vermelho
Vettel começou na Ferrari em 2015, procurando se tornar o primeiro campeão mundial da equipe italiana desde Kimi Raikkonen, em 2007. O alemão chegou com o status de tetracampeão pelos títulos com a Red Bull em 2010, 2011, 2012 e 2013.
Sebastian Vettel lutou pelo campeonato em 2017 e 2018, perdendo nos dois anos para o piloto da Mercedes, Lewis Hamilton.
“Em nossos cinco anos juntos, ele terminou entre os três primeiros do Campeonato de Pilotos por três vezes, contribuindo para a presença constante da equipe nos três primeiros da classificação de Construtores” disse Binotto. “Em nome de todos na Ferrari, quero agradecer a Sebastian por seu grande profissionalismo nesses cinco anos que compartilhamos grandes momentos.”
Vettel irá encerrar um período de seis anos na Ferrari, que até agora rendeu 14 vitórias na Fórmula 1. Por duas vezes o alemão terminou o ano como vice-campeão do campeonato de pilotos.
A temporada de 2019 foi difícil para Vettel. A chegada de Charles Leclerc colocou uma pressão sobre ele e em vários momentos durante o ano, as situações foram ficando mais tensas entre os dois pilotos da equipe Ferrari. Na disputa entre os dois, Leclerc acabou ficando na frente na classificação do campeonato de pilotos da F1
Futuro das partes
A Ferrari ainda não tomou uma decisão sobre quem irá substituir Vettel para 2021, sendo o companheiro de Charles Leclerc. Enquanto Vettel na Fórmula 1 permanece uma incógnita. Há baixas probabilidades de vagas nas rivais Mercedes e Red Bull. Por outro lado, McLaren e Renault vão sendo as mais possíveis neste momento. Tudo ainda é um mistério sobre o futuro do palito alemão.
O certo é que Vettel e Ferrari não chegaram a um acordo. Sendo assim, quando a temporada finalmente começar, essas vão ser as últimas voltas do alemão com o carro da equipe italiana.