Téte-a-Tetê

por Tetê Motta

Chegou a hora delas! E a final do Paranaense Feminino vai ser um Atletiba!

O campeonato teve sede única em Curitiba, o que facilitou a logística para Toledo e Rio Branco.

As Gurias Furacão chegam à final invictas, sem levar gols e eliminando as Leoas da Estradinha na semifinal. O Athletico tem a artilheira da competição. Isa Cardoso é o grande destaque do rubro-negro com seis gols.

Ano passado as Gurias do Couto foram eliminadas pelo Toledo, e a única derrota alviverde na primeira fase foi para o time do oeste do Estado. Mas a Coritiba deu o troco na semifinal quando venceu por 2 a 0 e garantiu a vaga na final, que também dá ao Verdão o direto de disputar o Brasileiro A3 ano que vem, já que o rival está garantido na série A2.

Dos dois lados treinadores experientes. Brenno Basso e Leandro Chibior tem vivência no futebol feminino e querem o título para coroar o trabalho. O Atletiba da primeira fase terminou 0 x 0 mas o clássico da próxima quarta feira (15) com certeza vai ferver.

O mais legal é ver o crescimento do futebol feminino no Paraná. A torcida nas arquibancadas e as transmissões ao vivo mostram que evoluímos.

O primeiro Atletiba feminino não oficial da história foi em 1976, quando as funcionárias de uma empresa de telefonia, fizeram um jogo festivo e se dividiram entre coxas-brancas e athleticanas. Sabe quem apitou essa partida? Dirceu Kruguer.

Mas o primeiro Atletiba feminino oficial é recente. Em 23/10/2020 as gurias se enfrentaram pelo campeonato brasileiro no CT do Caju e o Athletico venceu por 5 a 1. No Paranaense de 2022 também deu Athletico vencendo por 4 a 0.

De um lado o favoritismo rubro negro, buscando o tetra campeonato paranaense, feito que até hoje o Athletico não consegui com o time masculino. De outro o Coritiba querendo quebrar a hegemonia das rivais.

Vai ser uma grande final, digna de entrar para a história do futebol paranaense. Independente do resultado essa evolução já é uma grande vitória para todas as gurias que jogam, apitam, trabalham e torcem pelo futebol.

14 nov 2023, às 14h03. Atualizado em: 28 nov 2023 às 10h59.

No Ar

Mostrar próximo post
Carregando