Cresce a demanda por profissionais especializados em organização náutica no mercado de embarcações de luxo
O mercado de embarcações de luxo no Brasil está experimentando um crescimento significativo, impulsionando a procura por profissionais altamente especializados em organização náutica. De acordo com a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (ACOBAR), o setor náutico brasileiro registrou um faturamento de R$ 2 bilhões somente no ano de 2021, superando a crise global. Além disso, há projeções de um crescimento adicional de 10%, o que tem gerado listas de espera para a compra de iates.
Diante do aquecimento do mercado brasileiro de embarcações de luxo, os profissionais de organização têm buscado especialização em náutica para atender a esse segmento. Um exemplo desse novo perfil profissional é o boat organizer, responsável por garantir a funcionalidade e otimização de espaços e ambientes nas embarcações. “Assim como em uma residência em terra, uma casa flutuante também precisa ser organizada e, nesse contexto, é necessária ainda mais atenção devido aos espaços internos reduzidos e à movimentação dos objetos durante a navegação”, explica Adriana Moura, personal e boat organizer e proprietária da Inpllace.
A atuação do boat organizer vai além da organização dos armários e objetos. Em parceria com arquitetos, esses profissionais podem participar até mesmo do processo de concepção do mobiliário das embarcações. “Em barcos, móveis e elementos de organização, como porta-pratos e porta-copos, são embutidos para garantir a segurança dos objetos. Os armários possuem portas com um freio especial, mais longo e resistente, para evitar que se abram facilmente, diferente dos móveis residenciais”, observa Adriana.
Além de cuidar da organização dos armários, o boat organizer também oferece treinamentos para marinheiros, ensinando princípios de governança como, por exemplo, arrumar uma mesa e uma cama adequadamente. Além disso, eles fornecem consultoria para a compra de enxoval de cama, mesa e banho.
Outro aspecto abordado por esse serviço é a concepção e padronização dos uniformes da tripulação, feitos com tecido especial, como o acquablock, capaz de resistir às condições do mar.
“Com o crescimento contínuo do mercado de embarcações de luxo no Brasil, a demanda por profissionais de organização especializados em náutica continuará em ascensão. A tendência é que o setor se consolide e ofereça oportunidades para aqueles que desejam se dedicar a essa área única e encantadora”, finaliza a proprietária da Inpllace.