'ÔDA: A vida que queremos construir' terá 12 talentos do Design Brasileiro

Publicado em 7 dez 2023, às 10h22. Atualizado em: 6 dez 2023 às 13h45.
POST 7 DE 8

O “ÔDA: a vida que queremos construir”, que acontece no próximo sábado, 09 de dezembro, das 10h às 20h, no espaço de eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON), traz para Curitiba 12 talentos do design brasileiro. A exposição tem entrada gratuita, além de programação de palestras que podem ser assistidas através de inscrição prévia pelo Sympla.

Confira os nomes de importância nacional e internacional que estarão reunidos no Espaço ÔDA, que tem curadoria da empresária Ticiana Martinez, também proprietária da Agência de Eventos ÔDA, idealizadora do evento “a vida que queremos construir”:

  1. Alfi Vivern 

Alfi Vivern é argentino, radicado em Curitiba há mais de 40 anos e cidadão do mundo. De seu ateliê, localizado em Campo Magro (PR), saíram obras que foram premiadas internacionalmente e que compõem importantes coleções e exposições ao redor do globo.

  1. Alva Design

Desde 2012, a Alva Design desenvolve objetos e mobiliários com sutileza e rigor singulares. Formado pelos irmãos Susana Bastos, artista e estilista, e Marcelo Alvarenga, arquiteto, seus projetos são resultado do encontro desses dois olhares refinados: o arquitetônico e o artístico. E, para além da racionalidade e funcionalidade habituais, eles buscam o inusitado, os novos usos e uma expressiva materialidade. 

  1. Ateliê Nicole & Luiza Toldi

Marca formada por Nicole e sua filha Luiza. Juntas elas produzem peças em porcelana ricas em texturas e interferências inspiradas sempre em elementos naturais. Os moldes são feitos um a um, com cuidado e conexão com a peça e diálogo e troca constante entre as duas.

  1. Denise Coelho 

Artista plástica que usa a cerâmica como matéria-prima para expressão de seu trabalho há mais de 40 anos. Além da cerâmica, o metal compõe suas criações geométricas, característica de sua obra, na maior parte esculturas, mas também luminárias, pratos, bowls e colares.

  1. Estúdio Heloisa Galvão

A artista plástica Heloisa Galvão trabalha há mais de 10 anos criando coleções com peças fluídas e únicas através da porcelana líquida vertida organicamente em moldes de gesso, originando leveza e delicadeza graças às finas espessuras de cada uma delas.

  1. Iludi

Desde 2014, os designers e arquitetos Luiz F. Costa e Rodrigo Irffi têm como missão explorar múltiplas possibilidades, criando um estilo próprio, atemporal, vivo. Com objetos funcionais e dinâmicos, o estúdio busca provocar os sentidos pela simplicidade e flexibilidade, aliando referências do design contemporâneo à cultura brasileira. O resultado são soluções elegantes, versáteis e cheias de personalidade.

7. Instituto Campana

Fundado em 2009 pelos irmãos Fernando e Humberto Campana, o objetivo central do Instituto Campana é a transformação da sociedade através do design. Um dos principais atributos do trabalho dos Irmãos Campana é a inspiração pelas técnicas artesanais tradicionais de diferentes partes do Brasil e ao redor do mundo. 

  1. Leo Sokolovicz

Atento aos detalhes e procurando respeitar as características naturais da matéria-prima, que o artista curitibano Leo Sokolovicz desenvolve e agrega valor às suas peças de marcenaria, que trazem a madeira em sua essência transmitindo beleza para os espaços.

  1. Ómana

ÓMANA foi idealizado por Helena Kussik, antropóloga e designer que atua desde 2010 com pesquisas relacionadas ao fazer manual, tendo especial interesse nas expressões têxteis. ÓMANA é um espaço de pesquisa e design que visa, através do registro e difusão de saberes e da experimentação técnica, a valorização dos têxteis artesanais brasileiros, suas histórias, territórios e mestras.

  1. Paulo Goldstein

O designer Paulo Goldstein, conhecido por seu trabalho no campo do design conceitual, evolui o discurso do conserto e ressignificação de objetos encontrados ao acaso para explorar um elemento ainda mais primordial em seu trabalho: a forma.

  1. Rosalva Siqueira

A artista visual Rosalva Siqueira encontra sua inspiração nas raízes das praias e campos da sua terra natal, Recife – Pernambuco, a poesia pura, a temática de Rosalva evoca texturas, de frutas e seres que ficam longe de quem está na cidade, proporcionam uma experiência tátil singular. A cerâmica é sua mais verdadeira expressão artística, através dela Rosalva expressa suas vivências, e se mantém conectada à sua origem.

  1. Studio Pedrazzi

Luiz Pedrazzi, diretor criativo do Studio Pedrazzi, produz peças em séries, como edições limitadas e únicas. Cria artes em objetos poéticos do uso cotidiano com design limpo, formas puras e construções geométricas de essência minimalista.

“ÔDA: A vida que queremos construir” é uma exposição assinada pela Agência de Eventos ÔDA e apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura. A iniciativa é patrocinada pela Berneck e Tintas Verginia. São Apoiadores deste evento: Museu Oscar Niemeyer, Michelangelo Mármores do Brasil, Amira Cabral, Momenttum, Imagem Brasil, UpGrade Rental, REVEEV, Artesian, Jungle Filmes e VERSO THT Comunicação Arte. Media Partners: Top View, Jovem Pan News, Jovem PAN FM, RICtv, RIC.com.br E GRUPO RIC. 

Serviço:

Exposição ÔDA: A vida que queremos construir

Quando: 9 de dezembro de 2023, sábado;

Onde: Museu Oscar Niemeyer (MON) – vão livre;

Horário: das 10h às 20h;

Bilheteria: entrada gratuita;

Saiba mais sobre o evento em: @agenciadeeventos.oda

Mostrar próximo post
Carregando