Projeto Obra&Arte foca em soluções sustentáveis para materiais de construção
Terceira edição do Projeto “Obra&Arte”, do instituto A.Yoshii, mostra soluções sustentáveis para materiais não utilizados em obras de construção. A iniciativa acontece em Londrina e busca ressignificar os insumos não usados com foco no design.
O objetivo é viabilizar a confecção de luminárias, mesas e objetos de decoração, por meio de um trabalho desenvolvido por colaboradores da construtora, reaproveitando toneladas de materiais e resíduos que seriam descartados.
“Chegamos à terceira edição do projeto que, em anos anteriores, mostrou o quanto este trabalho é relevante do ponto de vista da sustentabilidade, ao reaproveitar resíduos que seriam descartados e também do estímulo aos colaboradores que passam a ter um novo olhar sobre esses materiais para algo transformador, criativo e funcional”, afirma o presidente do Instituto A.Yoshii, Aparecido Siqueira.
O arquiteto e urbanista Fabrício Roncca, ganhador do Ouro no A´design Award Italia (2019), será responsável por oficinas do projeto. O renomado profissional reúne experiência de mais de 20 anos na área de projetos de arquitetura, interiores e design de mobiliário.
Para ele, a funcionalidade do design também pode estar relacionada às emoções, sensações e outras perspectivas. “É aí que entram nossos valores. O design não é, e não deve ser, apenas uma forma exata de projetar e executar soluções. Ele pode influenciar, transformar e ajudar a construir um novo mundo. Nossos valores, quando compartilhados, são instrumentos fundamentais para essas ações”, diz. Depois de finalizadas, as peças serão expostas em uma mostra de arte.
A edição 2023 do “Obra&Arte” contará com a participação de cerca de 20 colaboradores voluntários da construtora. O primeiro encontro acontece no dia 22 de junho, com uma palestra de iniciação sobre o projeto.
No dia 1º de julho, ocorre um workshop que apresenta conceitos básicos de design e questões relacionadas à preservação do meio ambiente e sustentabilidade. O cronograma inclui mais três oficinas para ensinar e treinar os colaboradores. O projeto é a oportunidade de ampliar a visão de cultura e arte em todos os participantes. “É uma experiência transformadora, que nos possibilita desenvolver diversos talentos. Faz parte do nosso compromisso, agir como agente transformador e manter o olhar sempre voltado para a integração e o desenvolvimento das nossas equipes”, finaliza Aparecido.