Canal de Estimação

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária

Companheiros fiéis, os animais, principalmente os domésticos, desempenham um papel importante no dia a dia dos seus tutores, mas o que fazer quando a convivência com eles não vai muito bem? Bom, esse problema existe, mas felizmente pode ser solucionado com muito treino e paciência.

O comportamentalista animal Wagner Brandão, comenta que existem animais que demoram para se acostumar com seus tutores e isso é mais comum do que se imagina. “A convivência inicial entre um animal de estimação e seu tutor pode ser difícil devido à necessidade de adaptação de ambos. Seja gato ou cachorro, eles podem apresentar comportamentos como hiperatividade, stress, morder seu dono e até mesmo mudar de cômodo quando seu tutor está presente, o que dificulta a criação de vínculo entre ambos.”

Sendo assim, confira quatro dicas de como melhorar a convivência com o seu bichinho, segundo o comportamentalista Wagner Brandão.

1 – Passeios diários: Caminhar regularmente com seu animal de estimação não apenas fornece exercícios físicos, mas também é uma oportunidade para fortificar o convívio entre vocês. Use este tempo para explorar novos locais juntos, permitindo que seu pet cheire e investigue seu ambiente enquanto você o acompanha. Alguns animais podem apresentar resistência nesse início, a dica do comportamentalista é que você comece aos poucos, no primeiro dia invista cinco minutos de passei, no seguinte dez e por aí em diante até o seu animal conseguir passear tranquilamente.

2 – Treinamento de obediência: Ensinar comandos básicos como “senta”, “fica” e “venha” é uma excelente maneira de estabelecer comunicação e respeito mútuos. Use recompensas positivas, como petiscos ou elogios, para incentivar o comportamento desejado e torne o treinamento uma experiência divertida para o seu pet.

3 – Jogos interativos: Brincadeiras como buscar a bola, esconder e procurar, ou brinquedos de mastigar podem ajudar a manter seu pet mentalmente estimulado e fisicamente ativo. Estes jogos também promovem o vínculo entre vocês, pois envolvem interação e cooperação. Nessa situação, assim como no início dos passeis ao ar livre, o animal também pode apresentar resistência. Por isso, tenha paciência e se o seu animal mostrar que não está interessado naquele momento volte a tentar mais tarde.

4 – Sessões de relaxamento e carinho: Reserve um tempo todos os dias para simplesmente relaxar e acariciar seu animalzinho de estimação. Isso não só ajuda a reduzir o estresse para ambos, mas também reforça os laços emocionais entre vocês. Aproxime-se do seu pet com calma, oferecendo carinho e atenção, e observe como isso fortalece sua relação ao longo do tempo, afinal, quem não precisa de um carinho?

19 mar 2024, às 00h01. Atualizado em: 18 mar 2024 às 13h31.
Mostrar próximo post
Carregando