Por que não se deve dar chocolates para pets?

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Publicado em 7 abr 2023, às 00h59.
Atualizado em: 6 abr 2023 às 11h01.

Com a chegada da Páscoa, muitas pessoas acabam se rendendo às tentações dos chocolates e dos doces típicos da data, é o momento de compartilhar com seus amigos e familiares doces e chocolates. No entanto, é importante lembrar que alguns membros da nossa família não devem receber esses petiscos, incluindo nossos queridos animais de estimação.
 

Dar chocolate para pets pode ser extremamente perigoso, pois o chocolate contém uma substância chamada teobromina, que é tóxica para cães, gatos e outros animais. A teobromina é encontrada em maiores quantidades em chocolates escuros e amargos, mas também está presente em quantidades menores em chocolates brancos e ao leite.
 

Os efeitos da teobromina nos animais de estimação variam de acordo com a quantidade e a qualidade do chocolate consumido. Em doses elevadas, a teobromina pode causar sintomas como vômitos, diarreia, aumento da frequência cardíaca e convulsões.
 

É importante lembrar que os pets possuem sistemas digestivos e metabólicos diferentes dos seres humanos, o que significa que mesmo pequenas quantidades de chocolate podem ser prejudiciais para eles.
 

A veterinária da São Judas Jordana Monteiro, explica: “O fígado dos cães e gatos metaboliza parcialmente essa substância, ou seja, os animais têm uma capacidade reduzida de processar a teobromina, o que proporciona o potencial de causar toxicidade. Portanto, quanto maior a quantidade de cacau do produto mais tóxico ele será”.
 

Em caso de ingestão, Jordana orienta “o animal deve ser levado imediatamente a um médico veterinário para realização de uma avaliação clínica e primeiros socorros. Sempre bom ressaltar que o tutor não deve oferecer nenhum outro alimento ou método caseiro para tentar cortar o efeito da intoxicação”.

Mostrar próximo post
Carregando