O caminho para a escola
O caminho para a escola pode ser cheio de tensões, atritos e brigas ou pode ser um trajeto agradável, cheio de trocas afetivas e conexão.
As tensões, muitas vezes, se estabelecem por conta de pais atarefados, acelerados e cansados. O tempo estrangulado leva ao atropelo dos filhos para fora da cama, na troca do pijama e no engolir de um bocado qualquer, pois afinal “saco vazio não para em pé”.
Desembrulhando a rotina em cada dia
Os filhos azoinados pelo sono já encontram seus pais agitados, atritados e inconformados pela lentidão na rotina matinal. O atraso de tudo e de todos, no desembrulhar a rotina em cada dia, vai gerando incômodos desconcertantes. Numa repetição intrincada, um vai ricocheteando no outro as acusações de não colaborar o suficiente.
Os filhos influenciados por seus tensos pais, retroativamente devolvem a eles caras azedas, queijosas, birrentas ou trancadas. E quanto mais assim se mostram, mais tensos os pais ficam. E quanto maior a tensão dos pais, maior o azedume dos filhos.
Tensos e infelizes no caminho para a escola
Assim, tensos e infelizes, a mãe ou o pai seguem com seus filhos para o trajeto em direção à escola. No caminho, seja a pé, de bicicleta, de ônibus, de aplicativo ou com carro da família, as tensões continuam, num espaço esvaziado para trocas afetivas ou de congraçamento. A troca de farpas segue e o clima emocional deteriora ainda mais.
Manejos mais satisfatórios no caminho para a escola
Nessa rotina desestabilizadora, a família pode implementar manejos muito mais satisfatórios, mesmo que não encontrem a perfeição.
Entre tensões e brigas familiares no caminho para a escola, pais devem lembrar que são os adultos nessa relação, e não outra criança emburrada que não esteja a fim de ir para a aula de matemática ou de artes ou para os compromissos da vida.
Criando uma atmosfera mais agradável
Na tarefa de levar os filhos para a escola, o pai e/ou a mãe ou ambos podem aproveitar esse momento para criar uma atmosfera agradável.
Pais e filhos podem perceber que ir para um compromisso, pode ter uma perspectiva positiva ao se desenvolver uma postura de gratitude, gentiliza e compaixão nas relações familiares. Isso pode ser facilitado em ajustes na hora de dormir e levantar, podendo desativar a tensão do corre-corre e deixar tudo mais leve!