Como é a inovação e a vida do empreendedor que deseja ter uma franquia e ser franqueador
Ter uma franquia nada mais é do que comercializar o direito de uso de certas marcas, infraestruturas e patentes. É uma união entre grandes marcas e empreendedores que desejam reproduzi-las em seus territórios, nesse relacionamento a organização franqueadora concede ao empreendedor uma porcentagem de seu negócio.
A inovação pode acontecer por várias motivações. Uma delas é a necessidade, a outra é a busca pela otimização.. Uma é a necessidade, algum problema vivido por certa organização ou público alvo, sua segunda face é prescrita pela otimização. É quando vemos na inovação a possibilidade de ir além, de expandir nossas ideias e conquistar o ecossistema diante de nossos projetos inovadores.
As duas formas são muito bem vistas por todo o mercado, embora sobre a necessidade é a maneira que a inovação mais se adequa. Nela é permitido que a inovação corresponda na mesma altura, trazendo a solução ideal tendo em vista a dor que está em pauta.
No caso de Leonardo Paixão, sócio fundador das redes franquias inFlux English School, a inovação aconteceu justamente pela necessidade. Em uma das maiores escolas de inglês do país, Leonardo recorreu à inovação e tecnologia um pouco antes da pandemia dar suas caras. Com isso, pode suprir as exigências de seu consumidor e por de quebra, sobreviver a todo caos pressuposto pela pandemia sem sofrer grandes danos.
“Um ou dois anos antes da pandemia, sentimos a necessidade de trazer um upgrade de nossa metodologia. O próprio mercado pedia e nossos alunos também. Hoje são 60 mil alunos e uma grande parte desses 60 mil, são crianças e adolescentes que exigem uma maior tecnologia.”
Atendendo ao que seu público-alvo e mercado procurava, as escolas InFlux entregam hoje muito mais a seus alunos com o uso de tecnologias como a inteligência artificial, reconhecimento de voz e o caderno digital. Ferramentas que permitem ao aluno construir seu estudo conforme a sua necessidade.
Tornando-se uma franquia ou franqueadora
Para tornar-se franquia é preciso atentar-se em alguns pontos indicados por Leonardo Paixão. O primeiro deles é construir um negócio já validado e lucrativo que de fato entregue resultado. É preciso responder a pergunta se o seu negócio será lucrativo também para o seu franqueado, ou seja, para que ambos ganhem nessa parceria ? Ou seja, ambos ganham nessa conexão.
Caso atenda a esses dois pontos, você pode ser sim uma franqueadora e distribuir seus produtos e projetos para aquelas pessoas que tenham afinidade com o seu propósito. Agora, se sua intenção é adquirir alguma rede e ser uma franquia é preciso escolher bem o seu perfil de negócio, analisar sua capacidade de investimento e claro, pesquisar sobre a franqueadora.
Tendo esses pontos em mãos, permitirá que você saiba qual é a melhor escolha de rede para tomar para si e como será o relacionamento entre a franqueadora e seu capital de investimento.
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Quer inovar? Saiba como:
Aplicar a inovação pode parecer mais difícil do que realmente é na prática, isso porque na maioria das vezes nem sabemos mensurar o que é inovação. A inovação acontece quando decidimos jogar fora a metodologia que já está ultrapassada e aplicamos novas ações.
Ao contrário do que a maioria tem em mente, essa atitude não começa apenas com a implementação de grandes tecnologias, mas sim, com o entusiasmo de transformar o mindset da empresa. Essa transformação será seguida por atividades que envolvam toda a equipe, uma maior conexão com o ecossistema à sua volta e oferecendo capacitação ao seu time.
Assim, fará com que a empresa como um todo se envolva em processos inovadores criados por programas de inovação. Não busque inovar porque está na moda, mas sim se você quer realmente entregar valor para
seus clientes e para o mercado.