Inovação e os desafios para a modalidade de EaD
Desde 2020, a pandemia impacta diversas áreas da sociedade e trouxe mudanças que vieram para ficar nos mais diversos segmentos. A necessidade de medidas preventivas contra o coronavírus fez surgir, por exemplo, uma nova modalidade de educação: o ensino remoto.
A necessidade de isolamento social afastou os professores da sala de aula tradicional para ocuparem plataformas de ensino on-line. A medida trouxe luz à educação à distância (EaD), antes vista com certo preconceito, e que teve suas bases como inspiração para a concepção do ensino remoto. Essa mudança de paradigma passou a ser absorvida por toda sociedade, que encontrou no ambiente digital possibilidades ricas de aprendizado e de novas experiências.
O chamado “novo normal” tornou-se sinônimo de reinvenção. Profissional com ampla experiência no setor educacional há mais de duas décadas, a professora e coordenadora do curso de Engenharia Civil e de EaD do Uninter, Adriana Regina Tozzi, se considera uma empreendedora de ideias. Nesse cenário, a profissional, que foi formada no modelo tradicional de ensino, lembra que é fundamental que os professores estejam abertos às novidades trazidas pelo momento pandêmico.
- Veja também: Inovação e os desafios da educação à distância
Para Adriana Regina Tozzi, é fundamental estar com o emocional em dia. “Partimos da ideia de uma melhoria contínua na área da educação, ou seja, não somos donos da verdade. Estamos experimentando e buscando novas soluções”, completa.
A profissional lembra que neste novo cenário algumas skills, como a comunicação não violenta e a empatia, fazem toda a diferença para assegurar o desenvolvimento das novas possibilidades de ensino e aprendizado. “Tem o que a gente pensa e o que é real, que está acontecendo de fato diante dos nossos olhos. Tem que saber usar as ferramentas on-line a seu favor e se permitir conhecer. Caso contrário, você corre o risco de se tornar uma minoria”, enfatiza.
Tendências do ensino EaD
Para 2022, diante dos bons resultados das campanhas de vacinação em massa, o retorno às aulas presenciais não será mais como antes. A simples volta aos antigos métodos não faz mais sentido.
Por conta disso, neste novo ano, o desafio está em ampliar as possibilidades didático-pedagógicas dos profissionais de educação e também de corresponder, de forma assertiva, às expectativas dos estudantes. De fato, a tecnologia tornou-se parceira da educação e trouxe inúmeras ações inovadoras.
Em outras palavras, se antes havia resistência às novas tecnologias em sala de aula, agora elas modificam e inovam as possibilidades de ensino-aprendizagem.
Sem dúvida alguma, o cenário pandêmico fez com que os professores se apropriassem de elementos da metodologia EaD para incrementar as formas de lecionar.
Nesse cenário, observa Adriana Regina Tozzi, o ensino remoto veio realmente como uma nova modalidade. “Essa nova modalidade não é nem o EaD e muito menos o presencial, ou seja, abriram a nossa cabeça, dos profissionais da educação, para novas interações que os alunos queriam ter. O estudante aceita bem isso e é uma evolução constante. Identifiquei a necessidade de espaços on-line além da fala, ou seja, em que o aluno também possa fazer e experimentar o conhecimento na prática”, completa.
Para as instituições de ensino superior, cabe o desafio de unir as melhores práticas do presencial e EaD para ampliar metodologias. Esse processo será essencial para garantir um modelo de ensino mais moderno e eficaz.
Por outro lado, diante da pandemia, os estudantes descobriram vantagens no ensino híbrido – por ser mais dinâmico e flexível. Estrategicamente, essa questão deve estar na pautas das IES para este novo ano.
Muito além das videoaulas, o EaD trouxe perspectivas de avanços por meio de experiências com realidade aumentada, laboratórios virtuais, webinários, entre outras ferramentas. Mesmo que a Covid-19 deixe de ser uma sombra na vida da população mundial, ela trouxe tendências que não vão mais recuar. Cabe aos profissionais de educação e gestores da área o compromisso de implantar essas novas realidades em suas rotinas diárias, gerando a transformação almejada pelos estudantes. O aprendizado aliado à inovação é a mais pura realidade!