Planejamento de comunicação: Saiba por que é importante que as empresas tenham um
Planejamento é fundamental em todos os campos de atuação das pessoas, seja no âmbito pessoal, como no profissional. Na comunicação o cenário é o mesmo! Hoje é possível observar como as pessoas estão mais criteriosas com o conteúdo que consomem, daí a necessidade de assegurar uma comunicação eficaz dentro das empresas. E isso só é possível através do planejamento.
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Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação conta que o planejamento de comunicação é capaz de assegurar ações mais eficientes.
“Boa parte das pessoas não fazem ideia de que o assessor de imprensa tem responsabilidade por parte do conteúdo que está sendo consumido pelo leitor ou telespectador diariamente, seja através das mídias online ou offline. E esse é um dos objetivos do trabalho de assessor, fazer com que a empresa conquiste resultados frente a seu público”, explica.
Posicionamento estratégico
Para enfrentar a concorrência é preciso criar um posicionamento estratégico empresarial de comunicação. Pois é através desse recurso que será possível ter uma gama maior de materiais e assuntos sobre a empresa a ser citada na mídia.
“Trabalhamos com planejamento que possibilite criar assuntos diversos para divulgar esse material constantemente nos veículos de imprensa. Assim, quando surgir alguma oportunidade o assunto já estará produzido e as informações colhidas. E como fazemos para definir esses assuntos? Aqui na Fatos&Ideias trabalhamos em conjunto com o cliente os pontos fortes da empresa e transformamos isso em textos após uma análise do briefing do negócio, e em seguida, criamos o planejamento anual de comunicação. Mensalmente esse planejamento é acompanhando para possíveis mudanças ou não”, enfatiza Brito.
Engana-se quem pensa que o trabalho de assessoria de imprensa é apenas para grandes empresas. As PMEs também devem contar com esse trabalho, já que o planejamento de comunicação é responsável por direcionar ações; definir os veículos de mídia, além de criar estratégias de abordagem para cada editora.
Brito pontua que o primeiro passo é definir os objetivos que a empresa quer alcançar sendo sempre realista. Afinal, quanto mais claro e definido seu objetivo maior será a possibilidade de ser assertivo nesse trabalho.
“Vale lembrar que o trabalho de assessoria de imprensa é um “braço” da comunicação, ou seja, todas as áreas precisam estar integradas para fazer com que as ações aconteçam em conjunto. Daí mais uma vez a importância de um planejamento”, diz a diretora.
Nem tudo vira pauta
O trabalho de assessoria de imprensa se resume na “venda” de ideias, onde o assessor cria uma pauta interessante para a imprensa, como por exemplo, inovações que a empresa está criando dentro do negócio; novas tecnologias; lançamentos; ações socioambientais, etc, para então encontrar veículos e jornalistas que possam abordar sobre esses assuntos. Só assim é possível aumentar a visibilidade da marca na imprensa.
Já assuntos ligados a aumentar as vendas do produto ou serviço da marca fazem parte do trabalho de marketing.
“Assim como muitas outras coisas na vida, o trabalho de assessoria de imprensa requer paciência. Muitas marcas esperam que o resultado aconteça do dia para noite, e não é bem assim que funciona. Para evitar a frustração é importante esse trabalho de criar um planejamento de comunicação traçando sempre ações realistas, e tempo para que elas sejam executadas”, finaliza a diretora de comunicação.