Prefeitura de Maringá abre inscrições para curso de empreendedorismo voltado às mulheres

por Valéria Silva
com supervisão de Renan Vallim
Publicado em 24 ago 2022, às 11h06.

Com o objetivo de impulsionar a economia local, e fortalecer a presença feminina nos negócios, a Prefeitura de Maringá abriu inscrições para o programa “Empreenda como uma mulher”, uma parceria com a Coca Cola Femsa Brasil e o Sebrae-PR. A iniciativa vai capacitar gratuitamente mulheres com negócios formais, informais ou que desejam empreender e não sabem como começar. 

O lançamento do programa ocorreu na segunda-feira (22), no Auditório Hélio Moreira, e reuniu mais de 150 mulheres. A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Terezinha Pereira, destaca que a qualificação é fundamental para que as mulheres possam fortalecer os negócios. “Por meio dessa parceria, também vamos proporcionar geração de renda e novas oportunidades de trabalho para diversas mulheres”, afirma. 

O programa oferecerá capacitação para 300 mulheres de Maringá e região. Serão cinco meses de capacitação online sobre empreendedorismo, com módulos divididos em três níveis (básico, médio e avançado). As inscrições podem ser feitas pela internet (acesse aqui) e as aulas iniciam na primeira semana de setembro. 

Durante a abertura do programa, a gerente industrial da Coca Cola Femsa Brasil, Jurema Silva Cestari, destacou a importância da parceria com a Prefeitura e Sebrae-PR. Para ela, além da capacitação, a iniciativa é importante para a criação de uma rede de apoio para fortalecer o empreendedorismo feminino. “Esse momento de abertura foi muito inspirador. É sempre gratificante ouvir e compartilhar experiências com as empreendedoras, cada uma com vivências e realidades diferentes e que somam aos negócios”, disse. 

Atividades

Empreendedora de uma confecção de couro, Daniela Jacomel participou da abertura do programa e realizou a inscrição na capacitação. A marca está no mercado há 33 anos, mas ela assumiu o negócio há pouco mais de um ano. “Estou recomeçando a marca, após 15 anos no mercado de trabalho formal, e acredito que essa capacitação vai trazer ainda mais conhecimento e me auxiliar nessa nova jornada no empreendedorismo.”

O curso terá atividades nas áreas de gestão do tempo, controles financeiros e fluxos de caixa, comunicação, layout de fachadas, controle de estoques, cobranças, engajamento e presença do negócio no mundo digital, entre outros assuntos. As aulas serão realizadas por meio da plataforma Zoom e, posteriormente, disponibilizadas no YouTube.