Você já sonhou em ser perfumista natural?
Você sabia que existem mais astronautas do que perfumistas no mundo? Sim, o número de quem estuda a perfumaria é pequeno, por isso existe a curiosidade sobre o que motiva uma pessoa a estudar a perfumaria.
Quem responde a essa questão é a Angélica Flores, brasileira que trilhou seu caminho na área pouco conhecida, e hoje é uma perfumista com trabalhos reconhecidos no país e na Europa, especialmente na França.
“Eu quero ser perfumista quando crescer!” Definitivamente, essa não é uma resposta que ouvimos das crianças quando são questionadas sobre a profissão que desejam seguir, mas o gosto pela perfumaria pode estar presente na vida das pessoas curiosas pela história e pela cultura, e nesse aspecto a perfumaria natural abre universo de novos conhecimentos”, descreve Angélica, que oferece cursos presenciais e online de Alta Perfumaria, e que tem atraído a atenção de apaixonados pelo assunto de vários países.
“A perfumaria natural é o próprio luxo. São óleos absolutos essenciais e matérias primas que quase ninguém tem, ou poucos têm acesso, que está agregando mais luxo à minha arquitetura”, diz a aluna de Angélica, a arquiteta Raquel Ramos.
Mesmo sendo rara e incomum, a arte da perfumaria e a profissão perfumista existem há milênios e possuem segmentos e especialidades diferentes.
Áreas de atuação do perfumista
Assim como outras profissões possuem diferentes áreas de especialização, como a medicina e a engenharia que têm diversos segmentos, alguém que escolhe a profissão perfumista também precisa seguir áreas específicas, com por exemplo a perfumaria convencional (que utiliza a maioria de ingredientes sintéticos), perfumaria natural; perfumaria de uso pessoal para a indústria cosmética, perfumes de ambiente e marketing olfativo.
“Um perfumista pode atuar em mais de uma área, mas é necessário estudar profundamente cada uma delas”, lembra Angélica Flores, que hoje reside em Lyon, na França, e ministra cursos de Alta Perfumaria Natural, inclusive com o renomado perfumista francês Nicolas Barry.
Para saber mais sobre a profissão de perfumista acesse o e-book de Angélica Flores.
Link para o e-book de Angélica Flores.