Justiça

por Marcelo Campelo

            A profissão médica tem muitas especialidades, as mais conhecidas são cardiologista, ortopedista, pediatra, no entanto existe uma de grande importância que  é pouco conhecida, inclusive, porque talvez tenhamos contato no momento da morte, que seria o médico legista.

            Esse profissional trabalha para esclarecer aos operadores do direito questões de natureza médica, pois o juiz, o promotor e o advogado não possuem conhecimento suficiente para avaliar questões de saúde.

            Por exemplo, num caso de homicídio, o médico legista pode apurar a hora da morte, a sua causa, que, para o processo penal são informações fundamentais para instruir a acusação e a sentença. A importância de se saber a hora e a causa, podem não raras vezes levar a uma absolvição.

            Ainda, o médico legista atua em casos sensíveis, como abuso de menores, no qual o seu laudo serve para verificar se a criança sofreu a penetração e quais as suas consequências físicas. Também tem fundamental importância nos casos de agressão, quando  analisa as lesões corporais para qualificar o crime em leve, médio, grave e gravíssimo.

            Portanto, nos crimes contra à pessoa, contra idosos, contra a dignidade sexual e contra às crianças, a participação do médico legista é por muitas  vezes um ponto de esclarecimento e solução do caso.

            Assim, devemos buscar uma maior valorização da profissão de médico legista, bem como informar a população de sua importância e fundamental participação na elucidação dos casos mais complexos.

7 abr 2021, às 09h00. Atualizado em: 5 abr 2021 às 18h32.
Mostrar próximo post
Carregando