Justiça

por Marcelo Campelo

Todo o advogado precisa e deve ter um contador como parceiro e amigo, pois é este profissional que trata sobre os procedimentos que não pertencem às expertises do profissional da área jurídica, para defesas e até mesmo para organização do escritório é fundamental ter um contador próximo.

Eu tenho um contador amigo para organizar a contabilidade do escritório e a minha pessoal, primeiro porque sou criminalista e realmente,va área tributária não é de minha prática diária, salvo nos crime tributários. O profissional contábil me ajuda a recolher os tributos corretamente, pagar meus colaboradores e organizar meu imposto de renda.

Na minha área de atuação, quando se fala em crimes empresariais ou tributários, o contador é figura indispensável, primeiro para entender a dinâmica da acusação, e em segundo para realizar a defesa.

Em crimes empresariais, a análise dos conceitos jurídicos com os conhecimentos contábeis dos procedimentos perante a junta comercial, quando se trata por exemplo de crimes societários, é ponto chave para a construção da tese defensiva.

Na mesma linha argumentativa, quando se defende um crime tributário, seja de sonegação, fraude, falta de escrituração, a conceituação para trabalhar a defesa passam inexoravelmente pelo contador, pois o advogado está afeito a lei, mas para coincidir os fatos com a lei é necessário um conhecimento especializado.

Nas falências e processos de recuperação judicial, o contador é essencial, pois os documentos contábeis são requisitos para a petição inicial, tanto do processo falimentar quanto da recuperação da empresa.

Assim, juntamente com os meus sinceros parabéns a todos os que trabalham nessa profissão nobre, que quando bem feita, leva ao crescimento das empresas e das pessoas, deixo a singela homenagem de quanto são importantes para nós advogados.

22 set 2020, às 13h14. Atualizado em: 12 out 2020 às 22h41.
Mostrar próximo post
Carregando