Em boas mãos: gestão de resíduos eficiente coloca Curitiba entre as cidades mais sustentáveis do mundo

Publicado em 17 out 2023, às 15h39. Atualizado em: 5 jan 2024 às 18h16.

Curitiba é a cidade mais sustentável da América Latina e a 14ª do mundo, de acordo com o ranking da revista canadense Corporate Knights, referência internacional em estudos sobre sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. E um dos grandes motivos para que a cidade tenha tal destaque no ranking é a eficiência na coleta, gerenciamento e gestão do lixo.

Área em que a capital paranaense é pioneira, especialmente quando se fala na separação e coleta do lixo reciclável. Desde a criação do programa Lixo que não Lixo, em 1989, Curitiba assumiu posição de vanguarda nas ações de separação e destinação correta dos resíduos residenciais. Graças à coleta diferenciada, cerca de 36 toneladas de lixo reciclável são recolhidas a cada dia pelas equipes da Estre, responsável pelo gerenciamento de todo o processo. 

Entre os principais benefícios da coleta seletiva, além da preservação ambiental, está a geração de renda para as cooperativas de catadores que dão o destino adequado para cada tipo de material.

Além da participação efetiva da população, responsável pela separação correta do lixo residencial, esse número expressivo só é atingido graças ao trabalho incansável das equipes que trabalham na coleta urbana.  No total, são mais de 2.400 trabalhadores que cuidam da limpeza pública, entre garis, coletores, motoristas, líderes de equipe, entre outras funções.

Fundamentais para a gestão sustentável dos resíduos e até mesmo para a saúde pública, esses profissionais muitas vezes são expostos a riscos que podem ser evitados por atitudes simples de cada cidadão. Para evitar acidentes com os coletores, basta tomar alguns cuidados na hora de separar o lixo e colocá-los nas lixeiras. O vidro quebrado, por exemplo, deve ser colocado em caixas ou embalagem de leite e ser bem vedado para não expor os coletores ao risco de cortes. 

Outros materiais que podem oferecer riscos como máscaras, luvas e lenços de papel não são recicláveis e devem ser descartados com o lixo do banheiro, na coleta domiciliar.

São atitudes simples que protegem a saúde dos profissionais envolvidos no processo, reconhecido como um dos mais sustentáveis do mundo. Que em Curitiba e região é gerido pela Estre, uma das maiores empresas de serviços ambientais do Brasil. Criada em 1999, a empresa oferece diversas soluções no gerenciamento de resíduos e conta com mais de 100 clientes do setor público e mais de 2 mil clientes do setor privado.

OFERECIMENTO: 

ESTRE – O lixo é só o começo. 

Mostrar próximo post
Carregando