Na manhã desta sexta-feira (9), os moradores de Cascavel, no oeste do Paraná, perceberam um céu acinzentado, o tempo não era de chuva e muitos não entenderam o que estava acontecendo, mas de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o céu está assim por conta da fumaça gerada em queimadas e incêndios florestais que ocorrem na Amazônia e partes da região centro-oeste do Brasil, a fumaça chega ao estado devido à atual configuração dos ventos na América do Sul.

Leia mais: Gaeco realiza operação contra vereadora suspeita de ‘rachadinha’ em Foz do Iguaçu

A fumaça provocada por queimadas na Amazônia se espalha pelo Brasil e já atingiu também países vizinho e outros estados.

Nota Simepar

“O Simepar esclarece que a fumaça visualizada, principalmente na região oeste do Paraná, é originária de queimadas e incêndios florestais que ocorrem tanto na Amazônia como em partes da região centro-oeste do Brasil e que chegam ao estado devido à atual configuração dos ventos na América do Sul.

O trajeto da fumaça e da fuligem gerada naquelas áreas é claramente observado através de informações geradas pelo satélite meteorológico GOES16, o qual monitora, a cada dez minutos, toda essa área do continente sul-americano.

A altura média desse material suspenso na atmosfera é da ordem de três a 20 km altura e os efeitos que a fumaça causa podem ser identificados no nascer e no pôr do sol, deixando-o mais avermelhado assim como o céu mais esbranquiçado durante o dia”.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.

9 set 2022, às 15h17.
Mostrar próximo post
Carregando