Consumo de bebida alcoólica em via pública será discutido por vereadores de Curitiba

Fala, Marc!

por Marc Sousa
Publicado em 16 fev 2022, às 18h44. Atualizado às 18h56.

Acontecerá, nesta quinta-feira (17), uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para avaliar o impacto do consumo de bebidas alcoólicas em vias e praças públicas da capital. O objetivo do debate é buscar soluções para os conflitos que envolvem moradores, comerciantes e consumidores.

“O objetivo da audiência é ouvir todos os envolvidos e entender que não é uma guerra entre moradores e comerciantes, ao contrário. O morador defende e tem o direito de ter o seu sossego garantido, o empresário possui o direito de trabalhar com tranquilidade e o consumidor tem o direito de se reunir onde achar conveniente. O objetivo da audiência é criar esse espaço de debate para que todos juntos encontrem uma solução equilibrada”, 

afirmou o presidente da Comissão de Direitos Humanos, o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD).

De acordo com a CMC, a ideia é debater sobre temas como a eficácia da limitação de horário para o funcionamento dos bares e a quem compete a limpeza desses locais e a instalação de banheiros, por exemplo.

Efeito da pandemia?

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo, o “setor tem cobrado dos órgãos responsáveis a prevenção e a segurança” do patrimônio material e das pessoas que frequentam os estabelecimentos.

“Infelizmente, essas duas últimas premissas não estão a contento”,

comentou Aguayo.

De acordo com o presidente, diariamente os estabelecimentos são alvos de atos de vandalismo, como arrombamentos e assaltos, e durante a pandemia, passaram a ser “permanentemente fiscalizados, multados e marginalizados”. Diante disso, Aguayo espera que o debate na CMC não seja novamente para “criminalizar” o setor.

“Ou [torná-lo] ainda mais marginalizado com situações que não estão sob controle total da categoria e muito menos a responsabilidade exclusiva”,

ressaltou o presidente.

Para quem deseja acompanhar, pode assistir o debate, a partir das 14h, através das redes sociais da CMC.

Policial, serviços, política, saúde, economia… Tem isso e tudo o que acontece no Paraná no RIC Mais. Clique aqui e mande sua sugestão de pauta.

Mostrar próximo post
Carregando