por Mariana Gomes
com supervisão de Giselle Ulbrich

Após sua visita ao Brasil, o presidente da França Emmanuel Macron fez uma publicação no X, antigo Twitter, celebrando o tempo que passou no país. “Foi um casamento!”, escreveu. O francês aterrissou em solo brasileiro na última terça-feira (26) e foi embora nesta quinta-feira (28).

Tecnicamente, o presidente fez duas publicações: uma em francês e outra em inglês. De antemão, Macron começou sua publicação comentando sobre os memes feitos comparando a visita dele ao Brasil com um “ensaio pré-wedding”.

“Algumas pessoas compararam as imagens da minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França!”, escreveu. O francês também agradeceu o presidente Lula, a primeira-dama Janja e todos os brasileiros que conheceu pelo acolhimento.

Além disso, Macron também comentou sobre as cidades que passou em sua visita: Belém, Rio de Janeiro e São Paulo. Ele também falou sobre a importância de misturar as culturas brasileiras e francesas nos próximos anos, principalmente através dos intercâmbios.

“Também decidimos aumentar os intercâmbios científicos, artísticos e estudantis”, escreveu. “Planejamos aumentar o número de estudantes brasileiros na França para 8.000 até 2026, atualmente são 5.000, e desenvolver o bilinguismo com novas seções de língua francesa e portuguesa.”

“Foi um casamento” com a democracia:

Por fim, Macron dissertou sobre a democracia brasileira e a importância da eleição de Lula em 2022. “Sua eleição, querido Lula, e a maneira como você restaurou o equilíbrio institucional significam muito para nós”, publicou. “Acreditamos na democracia. Acreditamos no futuro e acreditamos que sempre há um caminho para o otimismo e o progresso.” 

De acordo com o presidente Macron, ele e Lula compartilham “valores que estão no cerne de nossa história comum”. “Acabamos de inaugurar um novo capítulo na nossa relação! Viva a amizade entre o Brasil e a França!”.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

28 mar 2024, às 22h03.
Mostrar próximo post
Carregando