por Mariana Gomes
com supervisão de Giselle Ulbrich

Durante a visita do presidente francês ao Brasil, Emmanuel Macron, ele e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançaram um novo plano de investimentos de bioeconomia para a Amazônia nesta terça-feira (26). A participação de Macron no investimento se dá pela parte da floresta amazônica que se encontra na Guiana Francesa, que é território francês.

Durante os próximos quatro anos, a iniciativa possui a meta de alavancar 1 bilhão de euros (R$5,3 bilhões) em recursos públicos e privados para a floresta amazônica. A ação conta com uma parceria entre bancos públicos do Brasil e a Agência Francesa de Desenvolvimento.

Além disso, Macron e Lula também pretendem criar um centro de pesquisa na região para que as nações colaborem na área da ciência. Há também uma previsão de compartilhamento de tecnologias por meio de um acordo científico entre Brasil e França.

Por fim, os presidentes lançaram uma coalizão que garante que os mercados de créditos de carbono sigam os padrões. Essa medida busca combater o “greenwashing”, que é quando marcas criam falsas aparências de sustentabilidade sem realmente aplicá-las.

Saiba mais sobre a visita de Macron ao Brasil

A princípio, o presidente passará três dias em território brasileiro. Em sua primeira visita à América Latina, Macron começou sua passagem pelo Brasil em Belém (PA), onde visitou fábricas de chocolates sustentáveis. Além disso, o presidente francês concedeu ao cacique Raoni Metuktire, líder dos kayapós, o título de cavaleiro da Legião de Honra da França. 

Após essa visita, Lula e Macron seguiram para o Rio de Janeiro. Na quarta-feira (27), os presidentes vão de helicóptero a Itaguaí (RJ) para inaugurar o terceiro submarino construído pelo Programa de Submarinos, que faz parte de um acordo de cooperação entre Brasil e França. 

Ainda na quarta-feira (27), Macron deve ir para São Paulo, dessa vez sem Lula. Ele participará do fórum Econômico Brasil-França, junto com cerca de 50 empresários franceses. À noite, o presidente francês participará de um jantar com artistas brasileiros, como Chico Buarque, e talvez chegue a visitar o Museu da Arte de São Paulo (Masp).

Em seu último dia de viagem, na quinta-feira (28), Macron se reunirá pela última vez com Lula em Brasília, no Palácio do Planalto. Como 2025 marca 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França, o encontro tratará de temas culturais entre os dois países. Além disso, em torno de 30 atos podem ser assinados por Lula e Macron durante a reunião.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

26 mar 2024, às 22h42.
Mostrar próximo post
Carregando