O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, esteve cumprindo agenda em Curitiba nesta sexta-feira (1). Pela manhã, ele deu uma palestra motivacional aos alunos do Colégio Estadual do Paraná. O tema foi “Como fazer a diferença para si próprio, para o Brasil e para o mundo”. Cerca de 100 estudantes do terceiro ano do ensino médio acompanharam a fala do ministro.

Logo depois, ele ainda acompanhou apresentações de canto e de dança dos corpos artísticos da instituição. Ainda visitou o Observatório Astronômico do Colégio Estadual do Paraná. Ainda conversou com a imprensa e falou sobre o domicílio judicial eletrônico. A partir desta sexta-feira (1), médias e grandes empresas devem se cadastrar na ferramenta. Ela irá centralizar as comunicações dos tribunais brasileiros em uma única plataforma digital. 

À tarde, Barroso esteve no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) para assinatura do Pacto da Linguagem Simples. O pacto visa a simplificação de termos jurídicos e promovendo a acessibilidade para aqueles que não conhecem o “juridiquês”. Em seguida, Barroso também testou a JurisprudênciaGPT, ferramenta inovadora lançada pelo TJPR em janeiro e que utiliza a inteligência artificial generativa para pesquisas de jurisprudência.

Posteriormente, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, foi ao encontro do ministro e entregou a ele a medalha da Ordem da Luz dos Pinhais, honraria máxima do município.

Por fim, na Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) ele fez uma reunião de trabalho com juízes, além de assinar um termo que consiste em uma política afisupremomativa para permitir que mais pessoas negras e indígenas graduadas em Direito concorram à carreira da magistratura no Brasil.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

1 mar 2024, às 20h19.
Mostrar próximo post
Carregando