Ratinho Junior começa a articular mudanças no secretariado

por Brayan Valêncio
com informações de Rubens Jacopetti
Publicado em 23 abr 2024, às 22h05. Atualizado em: 24 abr 2024 às 12h02.

O governador Ratinho Júnior (PSD) deve iniciar a reforma de seu secretariado nas próximas semanas. A previsão é de que ocorram mudanças em pelo menos cinco pastas do executivo estadual.

A informação sobre a alteração das cadeiras no Palácio Iguaçu foi confirmada pela reportagem com fontes ligadas ao governo local.

As trocas devem ser oficializadas por Ratinho Junior nas próximas semanas e envolvem decisões administrativas e políticas, além da saída de alguns dos secretários para a disputa eleitoral deste ano.

Os concorrentes ao pleito de outubro e que ocupam vagas no poder executivo precisam deixar os cargos seis meses antes das eleições, ou seja até o dia 6 de maio.

O atual secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior, vai deixar o cargo e deve ir para o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Garcia, que é doutor e mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), completou 6 anos na pasta da Fazenda.

Com a saída de Renê, quem deve assumir a Secretaria Estadual da Fazenda é Norberto Ortigara, que está atualmente à frente da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Errata: Anteriormente, o portal RIC havia informado que quem assumiria a Secretaria da Fazenda seria João Carlos Ortega. No entanto, a informação correta é de que o cargo deve ser ocupado por Norberto Ortigara.

Eduardo Pimentel também deixa secretariado

Quem também está de saída do Palácio Iguaçu é o secretário das Cidades e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD). Como ele vai concorrer à prefeitura da capital, Pimentel precisa deixar a pasta de Ratinho Júnior já nas próximas semanas. Formado em Administração, com pós-graduação em Agronegócios pela Universidade Positivo (UP), ele está à frente da Secretaria das Cidades desde janeiro do ano passado. O nome que vai substituir Eduardo Pimentel na pasta também não foi oficialmente definido.

Outra mudança vai ocorrer na Secretaria Estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital. O secretário Marcelo Rangel (PSD) deixa a pasta para concorrer à prefeitura de Ponta Grossa nas eleições de outubro.

Como é deputado estadual licenciado, irmão de Sandro Alex retorna à Assembleia Legislativa. Rangel é formado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, além de ser radialista. Ainda não foi anunciado o nome de quem vai substituir Marcelo Rangel na secretaria.

E a quinta alteração no secretariado de Ratinho Júnior envolve Valdemar Bernardo Jorge, que está à frente da pasta de Desenvolvimento Sustentável.

Atualmente filiado do partido Novo, ele deve se desvincular do cargo para compor a chapa da sigla na corrida ao executivo de Curitiba. Valdemar Jorge é advogado e também atuou como secretário estadual do Planejamento e Projetos Estruturantes entre 2019 e 2022. Ainda não há uma definição sobre quem vai assumir a sua cadeira na Sedest. E além dessas cinco mudanças, a expectativa é de que outras trocas no secretariado do governo estadual ainda possam ocorrer, seja por questões políticas ou envolvendo os arranjos para as eleições municipais.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Mostrar próximo post
Carregando