Pacheco vai recorrer da decisão de Zanin que reonerou folha de pagamento

por Mariana Gomes
com supervisão de Brayan Valêncio
Publicado em 26 abr 2024, às 21h30. Atualizado em: 27 abr 2024 às 16h12.
POST 3 DE 3

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta sexta-feira (26) que vai recorrer da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin. Na última quinta-feira (25), o ministro decidiu suspender a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia, além das prefeituras.

A princípio, a decisão veio após um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU). De acordo com a AGU, a decisão do Legislativo deveria ser precedida de avaliação do impacto no orçamento e financeiro.

Zanin teria decidido pela desoneração por uma urgência de evitar um desajuste fiscal. “Para que se possa assegurar a concretude dos direitos sociais previstos na Constituição, é fundamental que se preserve o equilíbrio das contas públicas”, afirma.

De acordo com o presidente do Senado, ele vai recorrer porque a premissa da AGU não é verdadeira. “Esse requisito evocado pela AGU como descumprido para justificar o acolhimento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) não procede”, justifica. 

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui