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por Jeulliano Pedroso
RELATÓRIO

O candidato ao Senado pelo Paraná Paulo Martins (PL) liderou o Índice de Exposição Digital (IED) no período correspondente aos dias 26 de agosto a 9 de setembro, conforme relatório divulgado pela consultoria Brasil Sul Inteligência. Ele ultrapassou o candidato e ex-juiz Sergio Moro (UNIÃO BRASIL), que foi o melhor colocado na última análise do IED.

Neste último relatório, o Índice foi influenciado pelas estratégias de mobilização dos atos cívicos em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil.

Paulo Martins obteve 27.7 pontos, enquanto o segundo colocado, Sergio Moro, atingiu 25.9 pontos, seguido por Álvaro Dias (PODEMOS) com 6.6 pontos, Aline Sleutjes (PROS) com 3.9 pontos, Rosane Ferreira (PV) com 2.5 pontos, Desiree Salgado (PDT) com 2.4 pontos, Laerson Matias (PSOL) com 2.1 pontos, Orlando Pessuti (MDB) com 1.7 pontos e Roberto França (PCO) com 1.4 pontos. O candidato Carlos Saboia (PMN) não pontuou. 

Agora, vamos analisar a variação do Índice de Exposição Digital desde o início da campanha eleitoral:

É possível notar um aumento expressivo, de 20.3 pontos, no Índice de Exposição Digital do candidato Paulo
Martins, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), desde o início da corrida eleitoral. Isso se dá por conta de
um maior engajamento nas redes sociais de Martins, em especial no Facebook.

Sergio Moro perde 7 pontos no IED em comparação à pontuação anterior do candidato, o que ocorre
por uma retração no desempenho do perfil do Facebook do ex-juiz no período analisado.

A nuvem de palavras a seguir representa os termos mais utilizados nas postagens do deputado federal
Paulo Martins:

Inicialmente, nota-se que os termos mais usados pelo candidato estão ligados ao reforço de sua atual candidatura ao Senado e também a uma grande vinculação com o atual presidente. Palavras como “bolsonaro”, “apoio” e “família” estão presentes na nuvem de palavras e representam o ponto mencionado anteriormente. Ainda, é possível perceber alguns termos relacionados ao Lula (PT) colocados de forma secundária como “lula” e “pt”.

Seguindo, temos as palavras mais usadas nas redes sociais pelo candidato Sergio Moro:

Diferente do primeiro colocado no IED, Paulo Martins, Sergio Moro buscou utilizar em suas postagens nas redes sociais termos com o objetivo de se aproximar de temas ligados à corrupção, com vínculo especial ao candidato à Presidência da República Lula. Isso é exemplificado pelo tamanho das palavras “corrupção”, “lula” e “pt” dentro da visualização. Ainda, é possível notar que termos relacionados à operação lava-jato aparecem na nuvem de palavras.

Entenda o que é o Índice de Exposição Digital (IED)

O IED monitora o desempenho de políticos no ambiente digital, coletando e comparando diferentes dados produzidos por pessoas e instituições. São reunidas métricas presentes nas redes sociais, exposição em notícias, Youtube e nos interesses de busca (Google Trends). As informações referentes aos candidatos ao Senado pelo Paraná são coletadas quinzenalmente.

Sobre o colunista

Jeulliano Pedroso é sociólogo, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e mestrando em Antropologia Social também pela UFPR. Atualmente é Analista-chefe na Brasil Sul Inteligência.

20 set 2022, às 13h50. Atualizado em: 18 abr 2023 às 09h57.
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