O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) suspendeu, nesta sexta-feira (22), a compra de 70 novos ônibus elétricos pela Prefeitura de Curitiba. O investimento de R$ 317 milhões tinha sido aprovado pela Câmara Municipal nesta semana e a lei que autoriza a compra foi sancionada um dia depois pelo prefeito Rafael Greca.

A determinação de suspensão foi resultado de uma liminar concedida pelo conselheiro relator Maurício Requião de Mello e Silva após uma denúncia feito ao TCE-PR.

No documento de suspensão, o conselheiro ressaltou que não há estudos robustos ambientais sobre as vantagens da eletrificação da frota para a administração pública, alertou sobre os impactos da aquisição a longo prazo, os problemas para armazenamento e carregamento dos ônibus elétricos, o valor elevado para compra de cada veículo e, principalmente, sobre a ausência de licitação para adquirir os veículos elétricos por parte do poder público.

Segundo a liminar, a Prefeitura, a Urbs e a Câmara Municipal de Curitiba têm um prazo de 15 dias para se manifestarem sobre os pontos levantados.

Em nota, a Urbs informou que ainda não foi notificada sobre a decisão do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e vai se manifestar dentro do prazo estipulado.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

22 dez 2023, às 14h34. Atualizado às 14h40.
Mostrar próximo post
Carregando