por Daniela Borsuk
com informações de Marc Sousa, da Jovem Pan News

Em entrevista ao programa RIC Notícias Dia, da Jovem Pan News Curitiba, nesta sexta-feira (15), o prefeito Rafael Greca (PSD) justificou o pedido de de R$ 317 milhões para a compra de 70 ônibus elétricos para a capital paranaense. “É importante desligar o aquecimento do mundo, é importante desligar as termoelétricas, e é importante também frotas descarbonizadas”, disse ele. “Todos nós estamos sentindo os efeitos do calor. Ou algum de vocês acha que a primavera já foi tão quente aqui em Curitiba?”, questionou.

“Também uma coisa que ninguém diz é que os motores carbonizantes, os que geram poluição, são cancerígenos. Nós vamos ter um mundo muito melhor se nós tivermos uma frota descarbonizada“, argumentou Greca. Na última sexta-feira (8), Greca enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que permitirá a compra dos ônibus para as empresas que operam o transporte coletivo com subsídio da Prefeitura. Segundo a proposta, os ônibus retornariam ao município em 2025, com o encerramento do atual convênio.

Segundo Greca, para a descarbonização é preciso começar de algum lugar. “Para dar o primeiro passo nós precisamos comprar 70 ônibus elétricos, até para termos um regular de frota. E nós temos que fazer isso sem aumentar a tarifa nem no ano que vem e nem no outro ano. A ideia é irmos avançando para um modelo de transporte coletivo descarbonizado. E para isso nós optamos, dentro do contrato que temos com as empresas de ônibus, comprar estes ônibus e ir amortizando o valor destes ônibus ao longo de 2 anos para que não onere a tarifa de maneira demasiada”, explicou Greca.

15 dez 2023, às 12h32.
Mostrar próximo post
Carregando