por Giselle Ulbrich
com informações e apuração do RIC Notícias Opinião, da Rádio Jovem Pan

O Índice Legisla Brasil apontou os cinco deputados paranaenses com as menores notas no quesito produção legislativa: Aliel Machado (PV), com nota 2; Toninho Wandscheer (Progressistas), nota 1.8; Reinhold Stephanes Júnior (PSD), nota 1.5; Gleisi Hoffmann (PT), nota 1.4; e Luiz Carlos Hauly, nota 0.6.

O Grupo RIC procurou todos os parlamentares. Os únicos que responderam foram Hauly e Stephanes Junior.

Hauly afirmou que só assumiu o mandato em junho, no lugar de Deltan Dalagnol, e que não dá para comparar quatro meses de atuação com 10 meses de todos os outros parlamentares.

Disse ainda que para ele fica a impressão de que o critério utilizado é quantidade de produção e não qualidade legislativa, reforçando que o foco principal de seu mandato é a reforma tributária, que é a mais importante reforma econômica do século 21.

Stephanes Junior afirmou, por meio de mensagem de texto, que a metodologia chega a ser ridícula e que pelo visto este índice não serve para nada.

Veja o que diz o deputado Aliel Machado:

“Com relação a solicitação sobre o índice Legisla Brasil, destacamos que a metodologia utilizada parece não abranger o período dos três mandatos do deputado na Câmara Federal. Além de ter sido eleito novamente como um dos deputados mais influentes do parlamento, de acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), o deputado já presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, preside atualmente a Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e foi escolhido recentemente como relator do projeto do Crédito de Carbono, amplamente debatido mundialmente. Também já foi relator das alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente, além de já ter apresentado ou relatado mais de 850 propostas legislativas na Câmara (informação que pode ser checada no site câmara.leg.br). Aliel também foi membro titular da Comissão de Educação e suplente das Comissões de Esportes, de Viação e Transportes e da CCJ. Desta forma, tendo em vista o amplo trabalho realizado pelo parlamentar na Câmara, observamos que a metodologia não espelha a realidade de um parlamentar que cumpre o seu terceiro mandato defendendo os interesses dos paranaenses”.

6 nov 2023, às 21h56. Atualizado em: 7 nov 2023 às 15h39.
Mostrar próximo post
Carregando