O deputado federal Zeca Dirceu (PT) veio a público criticar a possibilidade de a diretoria nacional do partido intervir na disputa interna pela indicação às eleições de Curitiba. O parlamentar afirmou considerar desrespeitoso com os interessados em participar do pleito a divulgação de um documento da direção do PT nacional pela imprensa.

Zeca assegurou que, apesar da decisão do diretório nacional, em nada muda a determinação dele de defender a candidatura própria em Curitiba.

“A frente ampla é importante. O PSB, o PV, o PDT, cada um teve direito de apresentar os seus nomes. Por que que só o PT não tem esse direito? Por que que alguém de cima para baixo vai nos impedir de participar de forma legitima e democrática? Isso é inaceitável, um equivóco, um erro muito grande. Até porque ninguém sabe o dia de amanhã. O partido está se precipitando”, diz Zeca Dirceu.

Internamente, correntes ligadas ao deputado estadual Requião Filho e aos deputados federais Carol Dartora e Zeca Dirceu querem que o PT lance candidatura própria, mas a presidente nacional da sigla, deputada federal Gleisi Hoffmann, negocia a vice na chapa do deputado federal Luciano Ducci (PSB). Para Gleisi, o cenário ideal seria construir uma candidatura que aglutine apoio entre os mais variados setores da política, em enfrentamento ao lavajatismo e ao grupo de Ratinho Junior.

Sem acordo, a discussão deve ser levada até a plenária do partido, agendada para o início de abril.

Procurada, a pré-candidata pelo PT, deputada federal Carol Dartora, enviou uma nota dizendo que promover uma capital mais diversa e inclusiva é o elemento chave da proposta dela. Dartora reforça que investir em uma candidatura própria é também investir nos valores da democracia, participação popular e respeito à diversidade.

O deputado Requião Filho não retornou nosso contato.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hofmann, também foi procurada, mas não obtivemos retorno.

O pré-candidato pelo PSB, Luciano Ducci, afirmou que a candidatura dele segue confirmada pela direção nacional do partido com ou sem o apoio do PT.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

14 mar 2024, às 22h15. Atualizado às 23h15.
Mostrar próximo post
Carregando