'Corredor humanitário' é criado para a chegada de doações no RS; veja vídeos

A previsão é que o trabalho seja concluído em até três dias

por Eduardo Teixeira
com colaboração de Brayan Valêncio, da RICtv
Publicado em 10 maio 2024, às 10h56.
POST 3 DE 7

Um “corredor humanitário” está sendo construído para facilitar a chegada de caminhões com doações e veículos de emergência no Rio Grande do Sul. As obras começaram na última quinta-feira (9). 

Corredor humanitário é criado para a chegada de doações no RS
O Estado do Rio Grande do Sul está em calamidade pública, devido ao aumento do nível do rio Guaíba, que inundou parte da cidade de Porto Alegre. (Foto: Brayan Valêncio/ RICtv)

A travessia provisória, feita com pedras, está localizada na Avenida Castelo Branco e no Túnel da Conceição, na Região Central de Porto Alegre.

Em imagens gravadas pela equipe de reportagem do Grupo RIC, é possível ver o trabalho de funcionários da prefeitura para facilitar a passagem de veículos com donativos pelo local. 

Além disso, a passarela que atravessa a Avenida Conceição precisará ser demolida. A previsão é que o trabalho seja concluído em até três dias.

Assista aos vídeos da construção do corredor humanitário:

Máquina chega ao local da obra para ajudar na construção do corredor humanitário. (Crédito: Brayan Valêncio/ RICtv)
A passarela que atravessa a Avenida Conceição precisará ser demolida. (Créditos: Brayan Valêncio/ RICtv)

Corredor humanitário: estado de calamidade pública

O Estado do Rio Grande do Sul está em calamidade pública, devido ao aumento do nível do rio Guaíba, que inundou parte da cidade de Porto Alegre. 

O nível do Guaíba está estável neste momento, e é esperado algum decréscimo ao longo do dia de hoje, segundo o Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás (IBP).

Segundo o boletim da Defesa Civil, as chuvas retornam nesta sexta-feira (10), para a capital e o norte do Estado, e devem permanecer com probabilidade de alta até o início da próxima semana. As regiões de Rio Grande e Pelotas no sul do estado seguem com atenção para possíveis alagamentos.

“O Governo do Estado tem trabalhado de forma rápida para desobstrução e restabelecimentos das vias, porém as rotas ainda demandam atenção no que tange à segurança para o transporte e ao fluxo intenso e lento de caminhões”, diz o IBP.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui