Como mudar a decoração gastando pouco?

Publicado em 6 out 2022, às 17h16. Atualizado em: 7 out 2022 às 08h33.

Quer mudar a decoração de um ambiente ou de toda a casa mas sem precisar mexer muito no bolso? Esse desafio fica mais fácil com algumas dicas simples de André Henning, arquiteto, empresário e apresentador do Repaginando, programa de decoração da RICtv. 

No reality, os participantes escolhem uma parte importante da casa para receber uma transformação total. Entre uma reforma e outra, é possível salvar várias dicas que podem ser adaptadas à sua realidade!

Quer saber quais são elas e como adaptá-las? Olha só:

Aposte na pintura

As paredes dão todo o tom dos ambientes. Que tal começar por elas? Além de cores variadas, as diferentes técnicas de pintura podem variar em textura e acabamento. É um verdadeiro mundo de possibilidades!

E o melhor: você não precisa ficar preso(a) somente às tintas? Papéis de parede são uma ótima opção para preencher as paredes gastando pouco tempo, dinheiro e mão de obra. Além disso, algumas variedades ainda têm limpeza fácil, que pode ser feita apenas com um pano úmido. 

Troque cortinas e tapetes

Por serem elementos que geralmente ocupam grande parte do ambiente, tapetes, cortinas e mesmo roupas de cama, por exemplo, causam um grande impacto visual. Você pode variar entre diferentes tecidos, estampas e cores para sair do óbvio sem muito esforço. 

Se o seu objetivo for deixar o ambiente mais leve, opte por cores mais claras, estampas e texturas mais minimalistas. Por outro lado, padronagens e tons mais fortes são capazes de dar vida a espaços neutros ou sem tanta personalidade. Cansou? Basta trocar novamente

Inove e renove nos acessórios

Quadros, almofadas, vasos e tantos outros itens de decoração têm a vantagem de serem mais baratos e mais fáceis de trocar de acordo com a decoração do momento. Você pode escolher entre criar uma composição harmônica, combinando elementos de um mesmo estilo (por exemplo: moderno, retrô, clássico, etc) ou criar uma composição com diferentes referências.   

Além disso, sabe aqueles objetos que têm uma memória afetiva envolvida? Eles podem ser incluídos na decoração depois de uma boa restauração. Assim, você preserva a memória e traz para a decoração uma personalidade única. Até mesmo móveis podem ser totalmente repaginados.

Use e abuse das plantas

Como mudar a decoração com plantas

Trazer elementos vivos, como as plantas, para a decoração é um jeito fácil e barato de renovar os ares (literalmente). A variedade de formatos e cores disponíveis em lojas especializadas é quase infinita. E elas ainda podem ser combinadas com vasos decorativos.

Mas atenção: é preciso saber, antes de mais nada, se você está disposto(a) a realizar a manutenção e se a espécie escolhida vai se adaptar às condições de luz e umidade do lugar escolhido. Caso nenhuma delas seja favorável, apostar nas plantas artificiais pode ser a saída. 

Gostou das dicas? Agora é hora de colocar as mãos à obra! 

Patrocínio: Blascoor, Megamania, Decor 8, Avant e Pontaflex

Mostrar próximo post
Carregando