Cascavelense cria interruptor que pode impedir explosões
O tecnólogo em eletromecânica Benhurt Gongora desenvolveu o protótipo de um interruptor antifaísca capaz de reduzir as chances de explosões por vazamento de gás, reduzir os riscos de incêndios elétricos e facilitar os processos de automação residencial.
A ideia para desenvolver o produto surgiu de um acidente que ocorreu no bairro onde mora, em Cascavel, no qual um vazamento de gás resultou em uma explosão após uma fagulha liberada pelo interruptor convencional.
No apartamento onde aconteceu o incidente, havia uma estudante de medicina de 20 anos, que após um mês internada, faleceu.
“99% dos interruptores nas residências trabalham com uma corrente elétrica que vai gerar uma faísca entre os contatos, então essa faísca em ambientes que tenham vazamento de gás GLP pode ocasionar uma explosão. Essa pesquisa foi em cima de um componente eletrônico que aplicado no interruptor ele trabalhará com uma corrente reduzida“
Explica Gongora sobre o seu projeto.
Segundo Celmo José Bonatto, coordenador técnico do mestrando, a ideia já está patenteada e pronta para que a sociedade faça uso da inovação.
Mesmo sendo uma tecnologia moderna, o tecnólogo em eletromecânica afirma que o custo do interruptor antifaísca será reduzido para chegar a todas as classes.