Chegou a vez das comunidades?

Publicado em 19 out 2018, às 00h00. Atualizado em: 15 set 2020 às 07h48.

O RIC Mais Mkt & Tec desta semana falou sobre o futuro das Comunidades na internet. E, nós, do Tendências e Tecnologia, conversamos com o Luciano Kalil, CEO do Beracode, criador de comunidade.

Veja o que ele disse e acompanhe a sua participação no Programa.

1 – Qual o principal objetivo da BERACODE?

Beracode é uma startup de marketing digital que fornece aos seus clientes uma plataforma para a criação de ambientes colaborativos de produção de conteúdo, que nós chamamos comunidades. Falando sobre o mercado de marketing digital, é justamente o DNA colaborativo que torna a plataforma única, já que todas as comunidades — ou blogs — criadas com Beracode nascem de forma nativa com uma área para cadastro de usuários, e uma hierarquia de administradores, autores e editores.

Neste mercado, produzir conteúdo é uma necessidade básica, já que é por meio dele que as empresas são encontradas na internet e geram relacionamento com seus clientes e prospects. No entanto, criar conteúdo com qualidade, relevância e numa quantidade razoável é um problema para muitas empresas, seja porque elas não sabem produzir ou até mesmo porque não têm orçamento para contratar profissionais e/ou agências especializadas. Diante disso nós queremos ser uma das maiores e mais importantes empresas do mercado de marketing digital e nosso objetivo, e aposta para o futuro, é revolucionar este mercado mostrando para as empresas que é possível resolver este problema de produção de conteúdo usando o próprio conhecimento das pessoas no entorno da empresa — clientes, prospects, parceiros, fornecedores e funcionários. Nossa plataforma oferece toda a estrutura para que o cliente consiga planejar, gerenciar e estimular essa produção de conteúdo pela comunidade, que tem potencial para se tornar um ativo de marketing fundamental para a empresa.

2 – Qual a história da empresa e como surgiu o negócio?

Eu comecei com 16 anos, fui emancipado para ter minha primeira empresa de construção de sites. Desenvolvi centenas de sites, portais e trabalhei nesse 24 anos com muita comunicação digital.

O Beracode foi lançado no final de 2017 mas sua história começou anos antes, em 2011, quando eu e um sócio, depois de trabalhar muito prestando o serviço de construção de sites, resolvemos desenvolver um construtor de sites chamado onde o próprio cliente pudesse construir suas páginas. Como nem todas as empresas tinham condições de investir para ter um site, essa foi uma solução que pensamos para tornar viável para qualquer esse investimento.

Com o passar do tempo fomos percebendo que existiam duas grandes dificuldades que todos os nossos clientes tinham: produzir conteúdo e fazer marketing digital. Como o mercado de construção de sites ganhou uma forte concorrência nos anos que seguiram, decidimos que iríamos investir em um produto que pudesse atuar na solução desses dois problemas que citei. A partir dessa ideia começamos o projeto do Beracode, e depois de muitas discussões, pesquisas, validações e desenvolvimento chegamos ao produto que temos hoje. Um criador de comunidades que permite ao cliente praticamente ter a sua própria rede e turbinar sua produção de conteúdo com a inteligência colaborativa das pessoas ao redor da marca, e ainda com recursos para usar esse conteúdo para fazer marketing digital.

3 – Quais foram os maiores desafios no início do negócio e o começo no Brasil?

O maior desafio para qualquer empreendedor no Brasil, seja de qual segmento ele for, é justamente conseguir sobreviver nos primeiros anos em um mercado e uma economia tão cheia de desafios. Além de construir uma empresa com propósito, com um produto ou serviço que atenda uma demanda do mercado e com capacidade para gerir todos os processos que envolvem o cotidiano do negócio em busca do ponto de equilíbrio e do crescimento, precisamos ser muito resilientes diante de todos os desafios que surgem pelo caminho. Sejam eles relacionados ao negócio diretamente, ou ao contexto de mercado em que estamos inseridos, com instabilidade econômica, alta carga tributária e burocracias em excesso.

Falando sobre o negócio especificamente, acredito que os maiores desafios giram em torno do entendimento do público-alvo e de sua demanda, e da formação de um time que possa ser comprometido e eficiente em suas entregas. Acredito que hoje, depois de todos esses anos e de muitas mudanças, posso dizer que conseguimos superar os dois, pelo menos até o momento.

4 – De que forma a influência de Marketing Digital e tecnológica dão visibilidade do seu negócio?

Nosso negócio nasceu dentro do contexto da tecnologia e do marketing digital. Mais do que isso, atuamos nestes mercados, dependemos deles para continuarmos existindo e acreditamos que a combinação de ambos é uma tendência que cada vez mais se torna realidade quando o assunto é conquistar clientes e prospects no mundo em que vivemos — e no futuro. Isso sem falar que toda a nossa comunicação e a nossa estratégia de marketing, tanto para aquisição quanto para retenção de clientes, se baseia no marketing digital.

5 – Qual a importância das redes sociais e de que maneira você explora?

As redes sociais são canais de comunicação essenciais para qualquer empresa que deseja ter sucesso com marketing digital. Afinal de contas, é nestes sites em que está presente boa parte do público-alvo de praticamente qualquer negócio. Por conta disso, é um canal que funciona muito bem tanto para pesquisar e entender o mercado e o consumidor, quanto para validar pontos-chave do negócio, assim como para conquistar novos prospects e clientes.

6 – Quais são as ações digitais que geram maiores e melhores resultados?

Sem dúvida alguma as ações que envolvem a produção e distribuição de conteúdo útil e relevante para a audiência da empresa. O motivo para isso é simples: ninguém mais acredita nos banners convencionais de publicidade na internet, e o pior, ninguém mais deseja ver esses banners. Com a popularização da web nós deixamos de viver na era da interrupção para entrar na era da permissão. Ou seja, se antes a lógica era que os comerciais interrompiam o consumidor para enfiar goela abaixo seus produtos e serviços, hoje, por meio do conteúdo digital, as marcas estão investindo mais em obter a permissão das pessoas para construir um relacionamento relevante, e só depois ofertar seus produtos e serviços. É uma nova forma de vender e comprar, muito mais participativa, inteligente, que leva em consideração o momento do consumidor e onde a lógica se inverte, colocando o controle praticamente todo nas mãos de quem compra e não de quem vende.

7 – De que forma a força da tecnologia e do marketing digital contribuem para que empreendedores (clientes) driblem os desafios de alavancar vendas e tornarem-se conhecidos?

Antigamente, quando o empreendedor começava o seu negócio ele dependia necessariamente de um esforço inicial de vendas dele mesmo e dos canais de marketing offline disponíveis — basicamente restritos à localização da empresa e aos diferentes tipos de materiais impressos. Canais de marketing maiores, como a TV e o rádio, eram restritos apenas às grandes organizações. Com o desenvolvimento da tecnologia e o surgimento dos canais de marketing digital, a situação mudou drasticamente. Em linhas gerais, este novo contexto tornou mais acessíveis as ferramentas necessárias para o empreendedor aumentar as vendas e se tornar conhecido no mercado. Com isso, ficou mais viável alavancar um negócio pois empresas de todos os tamanhos puderam ter acesso ao marketing digital, que permite investimentos de todos os portes — dos menores e mais econômicos até os orçamentos milionários das grandes marcas.

8 – Algo a mais que queria acrescentar.

A comunicação digital vem se transformando a cada ano. Primeiro os portais, depois os buscadores, as redes sociais e agora as comunidades. Estamos aqui para integrar o que já existe com as pessoas.