Comec testa nova tecnologia que controla número de passageiros em tempo real
Uma nova tecnologia implementada no transporte coletivo da grande Curitiba permitirá a contagem de passageiros no interior dos veículos em tempo real. A tecnologia ainda está em teste, e começou nesta semana nos veículos de transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba, especificamente em duas linhas que transitam em Araucária.
“Nos horários de pico temos cerca de 650 ônibus circulando, mas não conseguimos manter um fiscal em cada um deles. A nova tecnologia, ainda em fase de teste, poderá nos oferecer as informações necessárias para a tomada de decisão e em tempo real, garantindo mais agilidade e assertividade nos ajustes da operação”
Gilson Santos, presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec)
Informações para gestão de frota dos veículos, manutenção preventiva, dados de eficiência da linha, paradas de embarque e desembarque mais utilizadas, são apenas alguns dados que o sistema disponibilizará.
Destaque também para a implementação de câmeras nos interiores dos veículos, com objetivo de registrar qualquer ocorrido para maior segurança dos passageiros.
Distanciamento social
Os testes são patrocinados pela Associação Comercial do Paraná (ACP), visando garantir o distanciamento social dentro dos veículos do transporte coletivo. O Decreto Estadual 4.951, de julho de 2020, exige que os ônibus transitem com lotação máxima de 65% da capacidade.
“É uma tentativa de garantir mais segurança aos usuários, evitando o aumento na transmissão do vírus e, consequentemente, a adoção de medidas mais restritivas para o comércio geral, além de uma forma de educar a população”
Camilo Turmina, presidente da ACP
Os testes serão realizados em dois veículos (um comum e um articulado) da empresa TC Araucária, concessionária de transporte coletivo na RMC. O sistema foi desenvolvido pela startup Milênio Bus. Além de controlar a lotação nos ônibus, em tempo real, um sinal vermelho será aceso caso o ônibus ultrapasse o limite de passageiros permitidos.