Apoio aos empreendedores inovadores
Na intenção de apoiar empreendedores inovadores, atrair mais negócios e fomentar o ecossistema de startups, mantendo e criando novas empresas no Vale do Pinhão, a prefeitura de Curitiba anunciou a criação de um Fundo de Investimentos para Inovação.
A lei sancionada tem proposta baseada no argumento do prefeito Rafael Greca:
“A criação do Fundo de Inovação do Vale do Pinhão é um instrumento fundamental para viabilizar o fortalecimento da pesquisa e da inovação em Curitiba, potencializando esse ecossistema, já composto pelas ações do Vale do Pinhão e dos incentivos fiscais às empresas de base tecnológica e instituições de ciência que se instalarem no Tecnoparque de Curitiba”,
O Fundo de Inovação
Os recursos orçamentários, que terão sua origem em repasses de convênios governamentais e não-governamentais, doações, rendimento de aplicações financeiras serão as fontes que manterão o fundo.
Com este incentivo financeiro pretende-se uniformizar as taxas de financiamento de startups.
O Fundo de Inovação do Vale do Pinhão – Inova VP – estará ligado à Secretaria Municipal de Finanças (SMF) e com gestão administrativa sob supervisão da Agência Curitiba de Desenvolvimento que também será responsável por sua divulgação e promoção.
Como acessar os recursos disponíveis
Neste sentido, Cris Alessi, presidente da Agência acredita que os próximos passos para a efetivação do Inova VP são a validação do fundo e a criação de um comitê. Em evento de lançamento afirmou que:
“Este é um processo de regulamentação obrigatório e que irá garantir total transparência do Inova VP. Por isso, os primeiros editais de chamamento deverão estar disponíveis para startups e empreendedores no início do próximo ano”.
A prefeitura já anunciou um investimento inicial de R$ 10 milhões no orçamento de 2020 e a prioridade é destinada a atender startups e empreendedores com inovações de impacto social, tecnologia e cidades inteligentes.
Também durante o evento de lançamento, o Secretário de Finanças do município, Vitor Puppi, destacou que a criação do Fundo de Inovação do Vale do Pinhão só foi possível em virtude do êxito do Plano de Recuperação, criado pela Prefeitura em meados de 2017.
O Inova VP é parte de uma série de ações do Vale do Pinhão, que tem como principal objetivo apoiar ações de cidades inteligentes.