Demanda por telemedicina da Doctoralia quintuplica

por Angelo Binder
conteúdo Comando News com assessoria
Publicado em 31 mar 2020, às 00h00.

Diante da pandemia de Covid-19, o Ministério da Saúde divulgou, na segunda-feira (23), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), a portaria 467/20 que autoriza o exercício da telemedicina em caráter excepcional e temporário. Alinhada à decisão, a Doctoralia, maior plataforma de agendamentos de consultas on-line do mundo, passou a disponibilizar a tecnologia a profissionais de saúde, pacientes e de maneira gratuita a órgãos do governo.

A medida foi implementada com agilidade para que a assistência à saúde pudesse ser
mantida durante o período de isolamento. “Com base em pesquisas internas, acreditamos
que até 50% dos médicos e clínicas particulares fecharão suas portas e aceitarão pacientes
apenas remotamente “, revela Mariusz Gralewski, fundador e CEO do DocPlanner, grupo ao
qual a Doctoralia pertence.

“Nos últimos dias, a nossa demanda pelo serviço de telemedicina quintuplicou. Tivemos
aumento nas adesões por profissionais de saúde e na procura de pacientes pelo
atendimento por vídeo. As empresas que mais nos acionaram foram de São Paulo e do Rio
de Janeiro, provavelmente pelo tamanho do mercado e pelo maior impacto do coronavírus”,
conta Cadu Lopes, CEO da Doctoralia.

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CURITIBA CONTRA CORONAVÍRUS Somos a primeira a cidade do Brasil a usar a videoconsulta para atendimento médico de pacientes suspeitos da covid-19. O serviço a distância começa a ser oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (27/3) e tem como objetivo reduzir o fluxo de pacientes presenciais nas unidades da rede municipal, contribuindo para o controle da pandemia. A tecnologia foi doada ao município pela empresa de agendamento de consultas on-line Doctoralia Brasil com sede brasileira em Curitiba. Inicialmente, a pessoa irá passar por uma triagem na Central de Atendimento da Secretaria de Saúde, no telefone 3350-9000. Constatada a necessidade do atendimento por vídeo – os casos moderados e graves -, o paciente irá receber no smartphone, por SMS, um link que dará acesso à consulta on-line, que deve ocorrer no mesmo dia. ?

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Do dia 20 – quando o atendimento virtual já estava regulamentado pelo Ministério da Saúde para pré-consulta e a consulta remota já estava validada pelo Conselho Federal de
Psicologia – até o dia 29 de março, 5.600 consultas por vídeo foram marcadas com mais
de 1.800 profissionais de saúde. As especialidades mais buscadas foram psicologia,
psiquiatria, urologia, ginecologia e dermatologia. Somadas a outros países em que a
Doctoralia está presente, até o momento, mais de 34 mil consultas foram agendadas pela
plataforma.

Para ampliar o número de profissionais atendendo via telemedicina, reduzir o deslocamento
de pacientes em centros médicos e, assim, conter o avanço do contágio pelo coronavírus, a
Doctoralia oferece aos seus clientes Premium interessados, a adesão gratuita à ferramenta.
No novo formato de visualização da plataforma, os especialistas que oferecem atendimento
remoto ganham destaque. Usando filtros em suas pesquisas, os pacientes podem acessar
rapidamente médicos com o calendário de telemedicina ativado. Dentro do perfil do
profissional, será apresentada a possibilidade do uso da tecnologia. Os profissionais que já
possuem interesse imediato, podem acessar diretamente a opção.

O serviço de telemedicina oferecido pela Doctoralia, além de permitir a continuidade do
tratamento, ainda garante a proteção dos dados pessoais, pois segue o padrão americano
de criptografia avançada AES e está de acordo com a General Data Protection Regulation –
GDPR , a Lei Geral de Proteção de Dados europeia.

Dúvidas sobre Covid-19? Pergunte ao Especialista!

Embora muito já tenha sido falado sobre a doença, as pessoas ainda têm dúvidas
relacionadas a condições específicas de saúde. Para ajudar no esclarecimento, a Doctoralia
disponibilizou um canal de comunicação gratuito sobre o tema, o Pergunte ao Especialista .
“A Doctoralia está engajada em contribuir com o controle da doença no Brasil e acredita que a informação é a melhor maneira de prevenir o contágio e de evitar a busca indevida por assistência médica presencial, o que em vez de trazer benefícios ao paciente, pode colocar a saúde da pessoa em risco”, explica o CEO, Cadu Lopes.

Sobre a Doctoralia

A Doctoralia é uma empresa do Grupo DocPlanner, presente em 15 países, responsável por atender 30 milhões de pacientes e processar mais de 2 milhões de agendamentos de
consultas por mês. Atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua
base, com um total de 3 milhões de avaliações de pacientes. A companhia foi fundada em
2012 na Polônia e agora possui uma equipe de mais de 1.300 funcionários nos escritórios
de Varsóvia, Barcelona, Istambul, Roma, Cidade do México, Curitiba e Bolonha.

Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, fornece avaliações e
agendamentos de consultas sem custo para pacientes por meio de seu marketplace . Além
disso, oferece aos médicos e clínicas uma ferramenta SaaS (Software as a Service) usada
para otimizar a gestão e o fluxo de pacientes, reduzir os não-comparecimentos e digitalizar
suas práticas, a fim de poder dedicar mais tempo ao paciente e, finalmente, melhorar os
resultados da assistência médica.

Por meio da marca TuoTempo, a empresa oferece um CRM com um conjunto mais
sofisticado de produtos de otimização para grandes instituições de saúde, como hospitais e
clínicas de grande porte. O DocPlanner é apoiado pelos principais fundos de capital de
risco, incluindo Point Nine Capital, Goldman Sachs Private Capital e One Peak Partners,
levantando um total de € 130 milhões até o momento.