Dicas para manter o faturamento em tempos de crise
É em um momento de crise que se evidencia a necessidade de ter os produtos em plataformas variadas e disponíveis ao maior número de pessoas possível. A pandemia de coronavírus mostra isso: se as lojas estão fechadas, o cliente tem a chance de comprar pelo site, pelas redes sociais e outros canais. Quem não está nas redes, corre o risco de não resistir a esse período de tensão.
“Existem diversas plataformas e-commerce para vendas online que permitem ao empresário colocar seus produtos à venda. E não é necessária muita estrutura, apenas as fotos dos produtos, descrição dos itens e um cartão de crédito para rapidamente montar uma loja virtual. Existem diversas plataformas, entre elas Tray, Shopify, Linx e outras”, lembra o empresário Kleber Fontes, palestrante e consultor nas áreas de comércio exterior e logística internacional.
Além disso, para aumentar os canais de vendas o empresário pode cadastrar seus produtos em plataformas de marketplaces como Mercado Livre, B2W (americanas.com e Submarino), além dos espaços de varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) assim como no Walmart, Magazine Luiza, entre outros.
Conexão com empresas marketplaces
A conexão com as plataformas de marketplaces é uma solução para muitas empresas, como explica a diretora comercial da Casa do Produtor, Vanessa Melo. “Estamos sendo contactados por vários marketplaces buscando conosco parcerias. Isso nos leva a acreditar que não somente nós, mas o mercado, enxerga o potencial do mercado pet. De 2017 até aqui, crescemos de forma escalada, com crescimento de faturamento de 15% até 2018, 20% em 2019 e 30% já em 2020. Vale ressaltar que essa questão do coronavírus fez com que nossos pedidos online crescessem 60% em apenas dois dias. Por isso eu sempre enfatizo que o mercado digital tem um comportamento bastante imprevisível. No nosso caso, por exemplo, 40% do público prefere comprar online e buscar os produtos na loja. Acredito que nada vai substituir as relações humanas. Então trabalharemos cada vez mais pela comodidade, mas sem abrir mão de canais porque um acaba estimulando o outro”, explica.
De acordo com o IBGE, existem mais de 132 milhões de animais de estimação no país. Por trás deles, donos ávidos por novidades para agradar seus bichinhos. O resultado é um mercado aquecido, que deve atingir um faturamento de R$ 20 bilhões em 2020.
E-commerce em expansão antes da Covid-19
A uFrog, fabricante de calçados esportivos, possui lojas espalhadas pelo sul e sudeste do país, porém, sentiu a necessidade de expandir para as outras regiões. Desta forma, já atua no e-commerce há aproximadamente seis anos. Agora com a crise do Coronavírus a fatia do mercado online pode ser ainda mais significativa para a saúde financeira da empresa. “Hoje, o e-commerce da empresa já representa uma boa parte do nosso faturamento. Ele teve uma crescente de 6% para 20% no último ano Porém, estamos trabalhando estrategicamente para que estes números sejam muito mais significativos, acompanhando o percentual de crescimento do comércio eletrônico no país”, ressalta o diretor comercial da uFrog, Fernando Vieira.
Mas como atrair tráfego para o seu negócio?
Voltamos a falar com o consultor Kleber Fontes. Ele explica que para atrair tráfego e, consequentemente, gerar vendas, é extremamente importante uma estratégia de comunicação alinhada ao setor comercial. Conteúdos próprios em um blog da empresa, junto com a gestão das mídias digitais, são fundamentais para atrair o interesse do público e converter em vendas. “Independentemente de crise, a tendência é que o e-commerce cresça significativamente nos próximos anos, devido a diversos fatores, como tempo, trânsito, segurança nas ruas e praticidade”, lembra.